Marcelo Mourão lança livro hoje


O narrador de rodeios e radialista Marcelo Mourão lança hoje ás 19h30, o livro “Montaria em Touro – O Espetáculo que sacode o Interior do Brasil”. A noite de autógrafos acontece no hall de acesso da arena de rodeios da 47ª Expoagro.

Marcelo diz que o livro é o primeiro do Brasil a enfocar a montaria em touro. “Foram dez anos de pesquisas em livros, documentos, participações em Congressos nas mais importantes cidades que promove rodeios no país. O assunto ainda é pouco difundido”, afirma Mourão, que já retratou a sua trajetória de vida em “Rodeio – Uma História na Arena da Vida”.

“Nesta obra, o autor projeta disputas regionais, estaduais, nacionais e internacionais de montaria em touro – considerada a modalidade mais radical do rodeio mundial – introduzida em nosso país, no final da década de 70”, assinala no prefácio, Emílio Carlos “Kaká” dos Santos, presidente de “Os Independentes” – associação que realiza a internacional Festa do Peão de Barretos (SP).

Ele informa que a atividade de rodeio no Brasil é regulamentada pelas leis federais nº 1.220 de 11 de abril de 2001, que institui normas gerais relativas á função de peão, equiparando a atleta profissional na arena e a lei 10.519 de 17 de junho de 2002, que dispõe sobre a promoção e a fiscalização da defesa sanitária animal, quando da realização de rodeio e outras prerrogativas.

Pesquisas indicam que mais de 20 milhões de brasileiros, compram pelo menos uma vez ao ano, ingressos para assistir a uma apresentação de rodeio. O setor movimenta anualmente mais de R$ 1 bilhão. “Os espetáculos precisam hoje ser mais próximo do público, através da linguagem, postura dos narradores e da profissionalização dos times de montaria”, opina.

Nascido em Dourados, Marcelo Mourão é radialista, narrador e juiz de rodeio. É idealizador do projeto “Arena de Campeões”; em 2003, fundou o 1º Centro de Formação Profissional de Rodeio do Brasil. No ano de 2003, escreveu “Rodeio – Uma História na Arena da Vida”, que foi utilizado como material de apoio pela escritora Glória Perez, para escrever a novela “América”.

Ele é membro da Academia Douradense de Letras (ADL), sendo autor de mais de 50 radionovelas. Já ocupou o cargo de secretário parlamentar da Câmara Federal e de mais jovem vereador de Dourados. Atualmente exerce o cargo de diretor do Departamento de Turismo, da Prefeitura de Dourados.

Envie seu Comentário