12.3 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

CNJ recebe 1.497 pedidos de informação desde 2012

- Publicidade -

22/05/2018 11h00 – Por Agência CNJ de Notícias

Ao menos 1.497 pedidos de dados foram encaminhados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde a vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI).

A norma que dá ao cidadão o direito de acesso a informações completou seis anos em vigor no último dia 16 de maio.

Cerca de 60% dos casos foram atendidos pela Ouvidoria do CNJ do período de 2012 a 2018. Estatísticas, ações do CNJ e atos normativos estão entre os temas mais frequentes.

A menor taxa de pedidos não atendidos pelo CNJ foi em 2017: apenas quatro (1,8%) de 224 foram negados. Dois tratavam de dados pessoais, um de decisão em curso e outro de pesquisa sem publicação autorizada.

Dos 89 casos que deixaram de ser atendidos diretamente pelo conselho, em razão do CNJ não dispor das informações solicitadas ou por tratar-se de matéria alheia a sua competência, 16 foram encaminhados aos órgãos competentes. Deste universo, 15 se referiam a órgãos do Judiciário e um a órgão do Executivo.

No CNJ, a ouvidoria — a cargo do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) — atende o público por meio do site do conselho, correspondência, atendimento presencial e telefônico, bem como por qualquer meio idôneo, como prevê a LAI.

Toda pessoa física ou jurídica pode requerer dados ao órgão, desde que se identifique e detalhe a informação desejada.

No ano passado, por exemplo, cinco requisições não possuíam conteúdo suficiente para análise. Elas foram enviadas de volta, para ajuste, e em quatro houve retorno.

Servidores públicos, estudantes e advogados são, respectivamente, os principais requerentes. A maioria dos pedidos parte de São Paulo, do Distrito Federal e de Minas Gerais. Ajustando-se à LAI, o CNJ produz relatório anual sobre as demandas recebidas — o último foi publicado em março deste ano (acesse aqui).

Cerca de 60% dos casos foram atendidos pela Ouvidoria no período de 2012 a 2018 / CNJ

Agência CNJ de Notícias

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights