30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Criança Feliz estimula protagonismo familiar e respeita diferenças culturais

- Publicidade -

05/03/2019 11h07 – Por Ascom/Ministério da Cidadania

O Programa Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, já realizou mais de 12,1 milhões de visitas domiciliares em todo o país.

Todas as semanas, técnicos capacitados levam orientações de como impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e de linguagem das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e aquelas de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Faça sol ou chuva, um batalhão de mais de 13 mil visitadores vai até a casa das famílias, em quilombos e aldeias indígenas espalhados pelo Brasil.

Uma das diretrizes da ação é respeitar as diferenças culturais e regionais para a família ser a protagonista no desenvolvimento das crianças.

É o que acontece na comunidade quilombola Passagem Comprida, em Bom Jesus (RN). Lá, quatro famílias do quilombo são acompanhadas pelo programa do governo federal.

A supervisora do Criança Feliz no município, Roseana dos Santos Silva, explica como funciona o atendimento.

“Estimulamos os pais para que contem as próprias histórias, repassem as cantigas e os costumes do povo, mostrando como eram as brincadeiras para valorizar a tradição”, relata.

Reaproximação

Em Santa Bárbara do Pará, a beneficiária do Bolsa Família Anny Kelly Bandeira, de 25 anos, recebe orientações de como cuidar melhor da pequena Isabely, de dois anos.

O programa serviu para que ela se reaproximasse do marido e dos filhos.

“Para mim, o Criança Feliz é a participação da família. Eu brincava com as crianças, mas não como agora”, conta.

O secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, defende que toda a família deve estar envolvida no desenvolvimento da criança.

“Os nossos visitadores, compreendendo o ambiente familiar, orientam como estimular as crianças, fazendo exercícios, provocações de sensibilidade, de força, visão e audição.

É a mãe, a família, os pais, quem fazem essa atividade. Portanto, os pais são a principal personagem neste cuidado com a criança”, ressaltou.

Saiba Mais

O Ministério da Cidadania coordena as ações do Criança Feliz por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.

A iniciativa integra as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e Direitos Humanos.

Nas visitas semanais, técnicos capacitados orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As gestantes também recebem atendimento.

Em breve, o programa passará também a atender crianças de até três anos do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Clarice Castro

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-