31.8 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Crianças e gestantes do Cadastro Único serão atendidas pelo Criança Feliz

- Publicidade -

14/02/2019 06h24 – Por Ascom/Ministério da Cidadania

Mais de 370 mil crianças poderão ser beneficiadas com a ampliação do atendimento do Criança Feliz para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A mudança, aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), definiu um novo público para o programa, que antes era direcionado especificamente aos beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Também será aberto novo período de adesão – ainda a ser definido pelo Ministério da Cidadania. Municípios que antes não atendiam os critérios pré-definidos pelo programa por não atingirem um número mínimo de beneficiários do público-alvo poderão ser incluídos.

Mais de 330 cidades que não eram elegíveis – e que somam cerca de 36 mil crianças – poderão ser atendidas. Um avanço a ser comemorado, segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra.

“Foi muito louvável a decisão do Conselho Nacional De Assistência Social, expandindo para todas as crianças do Cadastro Único a possibilidade de participar do Criança Feliz.

Vamos, agora, partir para uma ampliação rápida do programa para beneficiar as crianças pobres do Brasil, para que elas tenham desempenho melhor na escola e, consequentemente, um futuro melhor”, avaliou Terra.

Atualmente, 2.622 munícipios aderiram ao programa e 490.460 pessoas, entre gestantes e crianças, já receberam atendimento.

Segundo destacou a presidente do CNAS, Norma Suely Carvalho, a mudança possibilitará a ampliação do programa.

“É um marco importante para expandirmos a atuação do Criança Feliz. Abre um leque de possibilidade de atendimento, principalmente para esses municípios menores que não estão encontrando esta possibilidade”.

Para a representante do Fórum Nacional dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Solange Bueno, a nova resolução atende uma demanda dos munícipios e, agora, mais pessoas poderão ser contempladas.

“Isso vai fazer com que os usuários dessa faixa sejam assistidos com uma melhor qualidade, com mais investimento, principalmente nesses municípios que já fizeram a adesão”.

Saiba Mais

O Ministério da Cidadania coordena as ações do Criança Feliz por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.

O programa integra as áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e Direitos Humanos.

Os atendimentos às famílias ocorrem semanalmente. Nelas, os visitadores orientam sobre o desenvolvimento das crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e de até 6 anos que recebem o BPC. As gestantes também recebem atendimento.

Rafael Zart

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights