32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Doenças reumáticas estão associadas à incapacidade física

- Publicidade -

Doenças reumáticas estão associadas à incapacidade física, complicações em órgãos vitais e menor expectativa de vida

Diagnóstico precoce e tratamento adequado são armas para evitar consequências severas da doença

16/08/2019 11h00 – Por: Cristina Nunes

Aposentadoria precoce

Erroneamente, as doenças reumáticas são associadas aos idosos. A maioria dos diagnósticos ocorrem por volta dos 40 anos, no auge da vida profissional do paciente, causando um forte impacto econômico, familiar e pessoal. Estima-se que 15 milhões de pessoas no Brasil são atingidas, e que 5% dessa parcela da população tornaram-se economicamente inativos.

As doenças reumáticas são responsáveis pelo aumento do número de solicitações de auxílio-doença e, muitas vezes, levam à aposentadoria em idade precoce.

Complicações reumáticas podem impedir as pessoas de realizarem até atividades simples do dia a dia como pentear os cabelos e escovar os dentes. Uma pesquisa divulgada no 25º Congresso Brasileiro de Reumatologia, ocorrido em 2018, revelou que a falta de forças nas mãos está entre as principais reclamações de pacientes com artrite reumatoide.

Dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apontam que no Brasil as maiores causas de afastamento do trabalho são problemas osteomusculares. Em 2007, 23,38% dos auxílios previdenciários concedidos eram de doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo. Já em 2013 este número cresceu para 37%.

Os últimos dados fornecidos pela Previdência são do ano de 2017 e apontam dor nas costas como a principal causa do afastamento do trabalho. O INSS não específica as doenças, mas são várias as patologias que causam dor na coluna, principalmente doenças reumáticas como a fibromialgia e osteoporose.

A reumatologista Mariana Piccoli explica que para evitar graves complicações as pessoas devem ficar atentas aos sinais.

Ao ser questionada se é possível uma vida sem dor, a especialista afirmou que sim. “Esse é o maior objetivo do tratamento. Se tratada de forma adequada associado ao excelente arsenal terapêutico disponível atualmente, os pacientes podem ter uma ótima qualidade de vida e não sofrerem com dor”, frisou.

Veja na ilustração abaixo os principais sintomas da artrite reumatoide:




Em casos avançados, a artrite pode causar deformidade articular e destruição óssea. Veja alguns dos exemplos:

Doenças reumáticas estão associadas à incapacidade física

Dra. Mariana Picolli

Doenças reumáticas estão associadas à incapacidade física

*Artes gráficas produzidas pelo Departamento de Design do site Dourados Agora

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights