21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

FAO busca US$940 mi para combater insegurança alimentar no mundo

- Publicidade -

15/02/2019 10h07 – Por ONU

À medida que os números globais da fome continuam a subir, impulsionados pela proliferação de conflitos e choques climáticos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) busca 940 milhões de dólares para salvar as vidas e os meios de subsistência de algumas das populações mais expostas à insegurança alimentar no mundo.

Em 2019, a FAO espera alcançar mais de 32 milhões de pessoas que dependem da agricultura para sua sobrevivência e sustento através de uma série de intervenções que visam impulsionar a produção local de alimentos e melhorar a nutrição, fortalecendo a resistência das comunidades às crises.

A intenção da FAO é abordar as causas profundas do aumento da insegurança alimentar e da desnutrição, particularmente das populações mais vulneráveis.

As atividades planejadas incluem o fornecimento de insumos agrícolas, como sementes, ferramentas, fertilizantes e outros insumos para a agricultura; reestocagem de gado; fornecimento de ração animal e cuidados veterinários, bem como treinamento em melhores práticas agrícolas; novas abordagens para a produção de alimentos e estratégias de diversificação de subsistência.

A assistência humanitária com projetos de longo prazo também envolve a gestão e conservação da terra e da água, melhorando a produtividade dos pequenos agricultores e apoiando as famílias pobres com assistência monetária.

Apoio para resistência a choques climáticos

Choques climáticos, conflitos, desastres naturais e surtos de pragas ou doenças de animais continuam a representar grandes desafios para os agricultores pobres em todo o mundo, prejudicando seus meios de subsistência, reduzindo o acesso a oportunidades de geração de renda e forçando-os a abandonar seus lares – uma enorme pressão sobre seus recursos já limitados.

Além disso, as secas prolongadas nos últimos anos resultaram em consecutivas colheitas fracas em países que já enfrentavam altos níveis de insegurança alimentar e desnutrição.

Tais desafios continuarão a ser uma preocupação primordial em 2019, especialmente quando as possíveis condições climáticas do fenômeno El Niño, que se desenvolvem no início do ano, podem agravar a situação.

Os perigos do El Niño – geralmente associados a fortes chuvas, inundações e secas – agravam tanto a insegurança alimentar global quanto a capacidade de enfrentamento das populações vulneráveis.

“A agricultura é a principal fonte de sustento para a maioria das populações afetadas pela crise”, disse Dominique Burgeon, diretora da Divisão de Emergência e Resiliência da FAO.

“Portanto, é crucial investir na agricultura e nos sistemas alimentares de apoio desde o início de uma crise para salvar vidas e permitir que famílias presas em confrontos ou que vivem em áreas remotas retomem rapidamente a produção local de alimentos e ganhem uma renda.

Com o apoio de parceiros de recursos, esperamos ajudar a restaurar a subsistência de milhões de pessoas, reduzir sua dependência de ajuda alimentar externa e construir sua resiliência para resistir a choques”, acrescentou.

Uma gama de assistência, adaptada às necessidades

A resposta de emergência da FAO em 2019 se concentrará em ajudar comunidades com alto nível de insegurança alimentar em mais de 30 países.

Isso inclui o Iêmen – a maior crise humanitária do mundo -, onde a FAO pretende atingir 8,6 milhões de pessoas com intervenções de alto impacto, combinando dinheiro e apoio à subsistência agrícola.

Na Síria, onde 3,5 milhões de pessoas serão beneficiadas pela restauração dos meios de subsistência agrícolas e cadeias de valor.

Na Somália, a Organização pretende ajudar 3,1 milhões de pessoas que enfrentam fome aguda com apoio de meios de subsistência de emergência.

Na República Democrática do Congo, a FAO pretende ajudar 1,8 milhão de pessoas atingidas pela crise a restabelecer seus meios de subsistência e melhorar a produção de alimentos.

O apoio vai desde esforços para aumentar a produção local de alimentos e melhorar a nutrição doméstica, a campanhas para ajudar famílias dependentes de gado a manter seus rebanhos saudáveis ​​e vivos.

A resposta da FAO também incluirá projetos de recursos naturais e manejo da terra para mitigar riscos de enchentes ou erosão e construir resiliência comunitária frente aos impactos climáticos.

Um grande impulso envolverá ajuda financeira que possa injetar dinheiro nos bolsos das pessoas mais vulneráveis, para que possam se dar ao luxo de alimentar suas famílias enquanto trabalham para retomar a produção doméstica de alimentos após as crises.

Camponesa no Senegal. Foto: FAO

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights