27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ônibus é abastecido com gás de esgoto pela primeira vez na América Latina

- Publicidade -

17/11/2018 13h19 – Por Agência CNT de Notícias

O esgoto das grandes cidades pode ser uma fonte alternativa e mais sustentável de combustível para o transporte.

Na segunda-feira (12), pela primeira vez na América Latina, um ônibus foi abastecido com o biometano oriundo do tratamento de esgoto.

A ação ocorreu em Franca (SP), onde a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vem produzindo, desde abril deste ano, biometano como combustível para veículos da frota da empresa.

A iniciativa é resultado de uma parceria da Sabesp com a Scania e com a Embaixada da Suécia e fez parte das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, com o objetivo de chamar a atenção para o potencial do mercado do biogás nas cidades brasileiras.

A Suécia foi pioneira no uso do biometano para abastecer a frota dos ônibus urbanos do país.

O projeto da Sabesp em Franca é o único com produção de biometano gerado a partir do tratamento de esgotos na América Latina.

O biometano é a purificação do biogás, gerado a partir de dejetos, e leva esse nome devido à alta concentração de metano.

Como sua matéria-prima é de origem orgânica e não fóssil (como ocorre com diesel e gasolina), tem mínima emissão de gases poluentes.

Na avaliação da Sabesp, há um potencial de aumento de escala da produção de biogás a partir do tratamento de esgotos.

A ETE de Franca trata, em média, 500 litros por segundo e produz em torno de 2.500 Nm³ de biogás por dia, suficientes para substituir 1.500 litros de gasolina comum diariamente.

O modelo abastecido com o gás é da Scania e já é produzido no Brasil. Com capacidade para até 130 passageiros, ele pode ser abastecido tanto com biometano quanto com GNV (Gás Natural Veicular), ou com uma mistura dos dois.

A montadora aposta nessas alternativas como as mais viáveis, no curto prazo, para reduzir os impactos ambientais do transporte.

Recentemente, a empresa anunciou a maior venda da sua história de ônibus urbanos que rodam exclusivamente com GNV e biometano: 481 ônibus serão comercializados para a Transmilênio, sistema de BRT (Bus Rapid Transit) de Bogotá, na Colômbia.

Foto: Divulgação/Scania

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights