22.4 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Esquema de sonegação de imposto de grãos causou prejuízo de R$ 44 milhões a MS

- Publicidade -

08/08/2018 16h42 – Por: Da redação

Operação realizada nesta quarta-feira (8) revela que o estado de Mato Grosso do Sul teve, pelo menos, prejuízo de R$ 44 milhões com a sonegação de impostos com grãos. A informação foi repassada durante coletiva de imprensa nesta tarte pelo do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, em Campo Grande.

Foram dois anos de investigações que começaram por meio de denúncia feita pela Secretaria Estadual de Fazenda do Governo do Estado.

Produtores rurais usavam corretoras de grãos em um esquema para sonegar impostos. Eles contratavam empresas especializadas na emissão de notas frias e as trocavam durante o transporte de grãos no intuíto de pagar menos impostos.

Conforme constatou o Gaeco, participavam do esquema produtores rurais, corretores, transportadoras, empresas de corretagem de grãos e servidores públicos.

Para não pagar o imposto, era feita uma nota fiscal em que o grão produzido em MS seria vendido para o próprio Estado, no entanto, o transportador recebia uma outra nota fiscal e caso fosse abordado apresentava o documento informando que a carga apenas estava de passagem por MS. Ou seja, como se o grão fosse de outro Estado e seria encaminhado a outra unidade de federação.

Conforme o Gaeco, 32 mandados de prisão preventiva e 104 mandados de busca e apreensão foram realizados nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

O nome das empresas não foram divulgadas para não atrapalhar as investigações, que continuam.

Promotores de justiça durante coletiva de imprensaFoto: Reprodução

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights