16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Festa de São Sebastião vai até dia 20 em Campo Grande

- Publicidade -

Festejos contam com novena, churrasco, noites festivas e extensa programação na paróquia do Bairro Monte Carlo

12/01/2018 08h12 – Elvio Lopes – De Campo Grande

Começou esta semana e vai até dia 20 de janeiro a tradicional Festa de São Sebastião, que acontece na paróquia do Bairro Monte Carlo, na região norte da Capital, com uma extensa programação religiosa e festiva, incluindo novenário, queremesses, churrasco, noites tradicionais, missas e carreata. As celebrações começaram na quinta-feira, com o novenário em honra ao santo e continua nesta sexta-feira com a bênção especial aos trabalhadores e, no sábado uma carreata anunciando os festejos.

O padre Cleber Brugnago Rosa, vigário paroquial, explicou que a festa de São Sebastião está entre as maiores da Capital por reunir grande número de fiéis, procedentes inclusive da área rural e de outras cidades para participar das celebrações e festejos. “São Sebastião é o padroeiro dos militares, dos fazendeiros e dos rebanhos e para os festejos esperamos cerca de 10 mil pessoas”, afirmou.

A programação no sábado começa às 8h30, com carreata e a novena e a missa acontecem a partir das 18h30 e benção às famílias e a Noite Gaúcha. No domingo (14), será realizado o grandioso churrasco com leilão de gado, virtual, com mais de 15 lotes disponíveis para o arremate e à noite, o quarto dia de novena, com a benção especial para as crianças e a Noite da Alegria, com brinquedos, palhaços e atrações para divertir a garotada.

Na segunda-feira (15), a benção será aos idosos e enfermos e haverá quermesse. Para o sexto dia de novena (16), a benção será aos dizimistas e benfeitores e será realizada a Noite Nordestina. Na quarta-feira (17), a benção será para os jovens e a programação noturna contará com o Burgão do Tião. Na quinta-feira (18), a benção os militares e, após a missa, a Noite Pantaneira. No último dia de novena, sexta-feira (19), a benção será aos fazendeiros e homens do campo e após a missa, o Show de Prêmios do Padroeiro com R$ 28 mil em premiação.

No dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, a programação começa às 6 horas com alvorada festiva e repicar dos sinos. Às 7 horas será a missa; 8h30 café da manhã; 9h30 récita do terço; 10 horas Missa no Rito Tridentino; 11 horas récita do Santo Terço de hora em hora e às 11h30 almoço. Para às 18 horas está agendada a procissão luminosa e às 19 horas o ponto alto da festa, a Missa Solene em honra a São Sebastião. Após a missa, uma grande quermesse aguarda os devotos.

O SANTO

São Sebastião nasceu em Pretória, na Itália, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança e mais tarde tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano, sem deixar de ser um Cristão convicto. Diante do imperador, não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana.

No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou. Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado e então Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte, fato ocorrido no dia 20 de janeiro de 288.

A Paróquia São Sebastião está localizada na Rua Minas Gerais, 549, Monte Carlo, em Campo Grande e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-4863.

Paróquia de São Sebastião, que está realizando a festa em honra ao padroeiro até 20 de janeiro

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights