30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

INPE registra 357 focos de queimadas em MS

- Publicidade -

02/05/2018 16h07 – Por: Da redação

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 357 focos de queimadas em Mato Grosso do Sul. O número é referente a 1º de janeiro a 1º de maio de 2018.

Conforme estatística, o estado que concentra o maior número de focos é Roraima, com 1932, seguido de Mato Grosso, com 1825, e Pará, com 680. Mato Grosso do Sul ocupa a quinta posição.

Qualquer tipo de queimada urbana é considerada crime ambiental e se o responsável pelo incêndio for identificado, é notificado e multado em no mínimo R$ 5 mil.

Em Dourados, por exemplo, não chove, segundo a Embrapa, há 11 dias, e a umidade do ar está em 32%, quando o ideal seria 60%. O tempo seco contribui para que as chamas se alastrem com mais facilidade. A situação traz consequências para a saúde.

O número de pessoas que se queixam de problemas respiratórios mais que dobra com a umidade do ar em baixa. Isso porque o tempo seco resseca as mucosas e as pessoas ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias.

E não são só as doenças respiratórias que preocupam com a estiagem e o tempo seco. Os vírus, as bactérias e os agentes de alergia ficam em suspensão no ar e são transmitidos com maior facilidade.

Qualquer tipo de queimada urbana é considerada crime ambiental

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-