21 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mostra cultural reúne 117 escolas de 39 municípios na Capital

- Publicidade -

Com Ateliê Aberto e o Festival MS in Concert, evento vai reunir mostrar diversidade

01/10/2018 06h38 – Por: Elvio Lopes

Começa nesta segunda-feira, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, a 12ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul, que vai até quarta-feira (3), com os projetos Ateliê Aberto e Festival MS In Concert e que terá a participação de 117 escolas estaduais de 39 municípios, totalizando 271 apresentações e participação de mais de 2.500 alunos da rede estadual de ensino, envolvidos diretamente nas performances programadas para os três dias. As atividades serão realizadas diariamente, das 8 às 22h, com entrada franca.

A mostra tem como objetivo apresentar a celebração das diversas manifestações culturais e artísticas, resultantes das produções realizadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino durante o ano letivo e esperada por toda a comunidade escolar, seus familiares e o público, que tem prestigiado o eventos nas edições anteriores.

As atrações contemplam as diferentes linguagens artísticas como teatro, dança, música, cinema, rádio, fotografia, capoeira, e artes plásticas, transformando as escolas em grandes difusoras e promotoras do fazer artístico e que, em muitas comunidades se tornam o principal espaço para essas práticas, utilizando a arte como uma poderosa ferramenta pedagógica para a formação do cidadão pleno.

A mostra tem como tema “As influências culturais na formação da identidade de MS”, que resultou em um trabalho baseado na educação pela pesquisa que fosse a fundo às questões da identidade do sul-mato-grossense, que ainda passa por uma crise de formação e de reconhecimento tanto dentro, quanto fora do MS, e que essa oportunidade é um modo de reafirmar a tradição cultural através da arte.

Durante a mostra será realizado o Projeto “Ateliê Aberto” que reconstruirá o cenário de um ateliê de um artista plástico, onde o mesmo se fará presente, pintando ao vivo e dialogando com as pessoas, a fim de manter um contato direto com os alunos e público em geral, na amostragem de parte de seu processo de criação

O nome escolhido para inaugurar esse projeto foi o artista plástico Cello Lima, sul-mato-grossense natural de Dourados, que é produtor cultural e iniciou sua carreira artística no final dos anos 1970, quando entrou no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), onde se formou em Artes Visuais, participou de certames e foi premiado na modalidade de desenho do 2º Salão Latino-Americano, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desde então não parou mais de produzir. Com larga experiência nas artes plásticas, produções culturais e arte-educação, destaca-se pela grande experiência na feitura de pigmentos orgânicos minerais.

A 12ª Mostra Cultural das Escolas de MS acontecerá das 8 às 11h e das 14 às 17h e o Festival MS in Concert, das 19 às 21h, nos dias 1, 2 e 3 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com realização da Secretaria de Estado de Educação por meio do Núcleo de Arte e Cultura (Nuac) e apoio cultural da Fundesporte, Fundação de Cultura de MS, Águas Guariroba e Sociedade Luso Brasileira.

Apresentações culturais de alunos da Rede Estadual de Educação na mostra do ano passadoFoto: Fábio Germano

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights