14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS investiga 209 casos suspeitos de gripe; uma pessoa já morreu

- Publicidade -

MS investiga 209 casos suspeitos de gripe; uma pessoa já morreu

11/04/2019 16h42

Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (11), mostra que Mato Grosso do Sul tem 209 casos de gripe em investigação. Uma pessoas morreu em decorrência da gripe tipo H3N2, em Corumbá.

A Campanha Nacional contra a gripe começou ontem no País, mas em Dourados só terá início na segunda, dia 15. A ação abrangerá primeiramente grupos prioritários de crianças com idade entre seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. As doses serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde e a meta do município é atingir 80 mil pessoas entre todos os grupos prioritários.

A partir do dia 22 de abril, todos os demais grupos prioritários receberão as doses contra a Influenza. Fazem parte destes grupos as puérperas, trabalhadores em saúde, professores, população indígena com idade a partir de 6 meses, idosos com idade a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Dúvidas

Resfriado e influenza (gripe) são a mesma coisa? Não. O resfriado geralmente é mais
brando que a gripe e pode durar de 2 a 4 dias. Também apresenta sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, mas a febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade. Outros sintomas também podem estar presentes, como malestar, dores musculares e dor de cabeça. Assim como na gripe, o resfriado comum também pode apresentar complicações como otites, sinusites, bronquites e até mesmo quadros mais graves, dependendo do agente etiológico que está provocando a infecção.

Qual a diferença da gripe comum para a “gripe A”? – O que popularmente ficou conhecida
como “gripe A” é, na verdade, a gripe causada pelo vírus influenza A H1N1. Em 2009, o mundo enfrentou uma pandemia desta gripe, com grande repercussão na saúde das pessoas e sobrecarga da rede de serviços de saúde.

Outro vírus influenza A que também está circulando pelo mundo é o H3N2. A vacina contra a gripe protege tanto contra o H1N1 como contra o H3N2, além de também oferecer proteção contra influenza B.

Qual exame deve ser feito para a comprovação da infecção por algum desses tipos da
Influenza?
– O exame preconizado para detecção do vírus é o Swab Combinado Naso/Orofaringe, uma coleta simples em que o produto coletado é a secreção nasal e oral do paciente. Esta é feita com swab (um cotonete um pouco maior do que utilizado em casa).

Vacina contra a gripe começa na segunda-feira em Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights