26.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

“Palavras Compartilhadas” em exposição até setembro

- Publicidade -

“Palavras Compartilhadas” em exposição até setembro

Mostra de Rosana Ricalde está aberta para visitações do público até 29 de setembro na unidade de Campo Grande

08/08/2018 10h01 – DouradosAgora

O Serviço Social do Comércio (Sesc) Cultura recebe, por meio do projeto Arte Sesc, a exposição “Palavras Compartilhadas”, de Rosana Ricalde do Rio de Janeiro.

A artista plástica participa nesta quarta-feira, às 19h30, de um bate-papo em que trará para o público seu processo criativo e de sua aposta no artista como agente de si mesmo.

A visitação estará aberta até 29 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 20h, e haverá encontros com audiodescrição e Libras, nos dias 15 de agosto às 17h30 e no dia 20 de setembro, às 18h30.

A artista plástica niteroiense se destaca no cenário contemporâneo com suas criações a partir das palavras.
A exposição “Palavras Compartilhadas” apresenta três momentos relacionais entre a escrita e três motivos: imagem, paisagem e construção textual.

Reunidos sob as séries intituladas “Contrapoemas”, “Auto-Retratos”, “Provérbios”, “O Tempo Muda Tudo”, “Mar Egeu/Mar Vermelho”, “Globo e os Manifestos”, somando 22 trabalhos, com inspiração em textos de livros.

A reconstrução das palavras trafega de forma literária para a forma visual. Ao apropriar-se de textos teóricos ou poéticos, a artista apresenta uma nova leitura da linguagem, remetendo-nos ao poder da palavra ao longo dos tempos – por conseguinte, seus trabalhos evocam geografias, histórias, filosofias.

O percurso da artista, repleto de processos particulares e universais, é também ligado às vanguardas da arte conceitual, aos movimentos artísticos do século 20, como o Dadaísmo, a poesia concreta, o surrealismo, em uma flagrante confluência de elementos contemporâneos.

Rosana utiliza-se para escrever de materiais considerados obsoletos, como a fita rotuladora, e cria com estes meios uma visualidade, onde o processo de fazer é primordial à obra, assim como a escolha minuciosa dos objetos com que vai trabalhar.

Rosana Ricalde vive e trabalha em Rio das Ostras e Rio de Janeiro. Bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ), expõe regularmente desde 2000.

Ela participa em importantes exposições coletivas no Brasil e exterior como: The Storytellers: Narratives in International Contemporary Art – Stener-sen Museum, Oslo, Noruega, 2012; Contested Territories, Dorsky Gallery, Long Island City – NY, 2012; 100 Obras, 10 Anos: Uma Seleção da Coleção da Fundação PLMJ, Fundação Arpad Szenes, Vieira da Silva, Lisboa, Portugal, 2012.

A sua obra está representada em diversas coleções institucionais: Coleção Sesc Nacional; Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM); Coleção Banco Itaú, São Paulo; Coleção Patrícia Phelps Cisneiros.

Um dos principais agentes de difusão das artes plásticas no país, o Sesc, por meio do Arte Sesc, procura estabelecer as condições do diálogo necessário entre artistas plásticos e o público interessado nesse segmento.

Atualmente, a programação busca dar visibilidade à produção artística moderna e contemporânea, marcando uma nova fase do projeto.

A mostra “Palavras Compartilhadas” de Rosana Ricalde reflete a afinidade do ArteSesc com as novas tendências, favorecendo a produção artística em diferentes linguagens.

Serviço

O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270, telefone (67) 3311-4458.

Exposição “Palavras Compartilhadas” apresenta  momentos relacionais entre escrita e três motivos:  imagem, paisagem e construção textual

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights