22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Pesquisas da UEMS são reconhecidas nacionalmente

- Publicidade -

O professor Yzel Rondon Súarez, professor da UEMS desde 1998, doutor em Ciências Biológicas-Zoologia pela Unesp-Rio Claro, é atualmente professor do Programa de Mestrado em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e acaba de ser contemplado com uma bolsa produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, oferecida pelo CNPq.

A seleção do CNPq, que se dá por meio de concorrência nacional, analisa o projeto de pesquisa e a produtividade dos pesquisadores inscritos no edital sendo que na área de Biodiversidade e Recursos Naturais apenas sete pesquisadores foram contemplados neste ano no Brasil.

Segundo o prof. Suarez, “ter quatro professores na Universidade com esse reconhecimento nacional é muito importante e demonstra o crescimento quantitativo e qualitativo na produção científica da UEMS, devendo também contribuir para que logo nosso programa de Pós-Graduação possa oferecer seu doutorado”.

O projeto de pesquisa apresentado pelo professor avalia a diferenciação entre populações de peixes e plantas aquáticas sob métodos analíticos químicos, físicos e biológicos e também usa diferentes abordagens para a análise de impactos ambientais sobre a biota aquática.

Segundo o professor, a relevância social deste projeto se dá pela crescente ocupação das áreas marginais aos rios com impactos sobre a distribuição de animais e plantas.

“Assim o monitoramento biológico destes impactos é vital para o planejamento das ações de conservação dos recursos naturais e da qualidade de vida da população envolvida”, destacou o professor.

A formação de recursos humanos nestas ações é fundamental, sendo que atualmente o professor orienta cinco alunos de iniciação científica, três de mestrado e três de doutorado.

Entre as ações envolvidas no projeto está o monitoramento da qualidade ambiental dos córregos da cidade de Dourados e a proposição de ferramentas para avaliação de ações de recuperação destes ambientes, bem como o estudo de aspectos ecológicos de peixes no Pantanal, servindo de base para a legislação pesqueira no Estado.

Os outros professores doutores contemplados com a bolsa produtividade são Sandro Márcio Lima, Luís Humberto Cunha Andrade e William Fernando Antonialli Junior.(UEMS)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-