14 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

TJ incentiva doação de medula; Hemocentro faz cadastro

- Publicidade -

TJ abre campanha para doação de medula óssea; Hemocentro faz cadastro

Banco de Hemoderivados vem sofrendo com déficit causado pelo mau tempo que afugentou colaboradores. Todo tipo sanguíneo é bem aproveitado, especialmente o O negativo e B positivo que estão escassos

25/09/2018 07h41 – Por: Maria Lucia Tolouei

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul inicia hoje a campanha “Super Dana” de doação de medula óssea. De hoje a quinta-feira, unidade do Hemosul estará na Secretaria do TJMS para fazer o cadastramento, recadastramento de quem já é doador e colher uma pequena quantidade de sangue

A campanha é permanente no Hemocentro de Dourados, que vem convocando a população para doar sangue e fazer inscrição que vai engrossar a lista junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula (Redome).

Desde a última semana, o Banco de Hemoderivados vem sofrendo com déficit causado pelo mau tempo que afugentou colaboradores. Segundo informações repassadas ao DouradosAgora, todo tipo sanguíneo é bem aproveitado, especialmente o O negativo e B positivo que estão escassos. O serviço atende o municipio de Dourados e demais cidades do Sul do Estado.

No Hemocentro de Dourados, as senhas para os doadores são distribuídas das 7h às 11h. O doador deve ter entre 18 e 69 anos, estar saudável, bem alimentado mas evitar alimentos gordurosos, pesar mais de 55 quilos, apresentar documento de identidade com foto, não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes e não fumar uma hora antes e após a doação. O limite para a primeira doação será de 60 anos de idade.

Quem teve dengue, zika ou febre chikungunya deve aguardar um mês após a cura dos sintomas. Não deve doar sangue quem teve hepatite após 11 anos de idade; Doença de Chagas; homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que têm relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas, que usam drogas injetáveis ilícitas e as infectadas pelo HIV, bem como os parceiros.

Deve aguardar 12 meses para doar sangue, quem fez transfusão; de 6 a 12 meses: tatuagem, maquiagem definitiva e piercing; cirurgias, de 3 meses a um ano; parto normal ou cesariana: 12 semanas.

Quem teve dengue clássica, precisa esperar um mês após a cura para voltar a doar sangue; dengue hemorrágica: seis meses; doença sexualmente transmissível (DST): 12 meses e gripe: sete dias após término dos sintomas.

Também deve aguardar 12 semanas após o parto; acupuntura: um ano; piercing em geral: 12 meses após a retirada; endoscopia: 6 meses; medicação: a critério médico.

Após ser mordido por animal, deve esperar um ano após tomar vacina; a preventiva, quatro semanas; antitetânica: 48h; BCG: quatro semanas; febre amarela: quatro semanas; gripe e hepatites A e B: 48 horas; rubéola: 4 semanas; sarampo: 4 semanas; varicela: 4 semanas; HPV: 48 horas.

O intervalo entre as doações é de dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes ao ano; para mulheres é de três meses (máximo três vezes).

Todo sangue colhido dos doadores passa por exames, de acordo com o protocolo da Fiocruz. São realizados testes de tipagem sanguínea, doença de Chagas, sífilis, hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV I/II e Hemoglobina S.

Apesar da realização de vários testes com o sangue doado, antes da liberação para outras pessoas, não existe 100% de segurança para o paciente/receptor, pois há um período chamado de janela imunológica, que é o tempo entre a contaminação por agentes infecciosos e a positividade do teste. Por isso são muito importantes as respostas dadas durante a triagem clínica.

Medula óssea

O Hemocentro de Dourados também prossegue com o cadastramento de potenciais doadores de medula óssea. O procedimento é simples e pode salvar vidas.

Uma pequena quantidade de sangue é coletada e a pessoa passa a fazer parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Quando houver necessidade de doar medula e, se compatível com o paciente, o doador será encaminhado para o procedimento.

A assistente social Rosa Fernandes disse ao DouradosAgora que são necessários muitos doadores para que consiga encontrar alguém compatível com a família. O percentual gira em torno de 25%.

Serviço

Hemocentro de Dourados Rua Waldomiro de Souza, 295 – Vila Industrial, Dourados – (ao lado do PAM). E-mail: [email protected]; Telefones: (67)3424-0400/3424-4192.

O doador deve ter entre 18 e 69 anos, estar saudável, bem alimentadofoto - DouradosAgora

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights