30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Cruz Vermelha lança a campanha SOS Pantanal em socorro às vítimas de enchente

- Publicidade -

Cruz Vermelha lança a campanha SOS Pantanal em socorro às vítimas de enchente em MS

Com as chuvas dos últimos dois dias um quarto das cidades do Estado decretaram situação de emergência. Dentre elas a situação mais grave é a de Aquidauana com 42 famílias em abrigos

22/02/2018 06h36 – DouradosAgora

A Cruz Vermelha Brasileira Filial Mato Grosso do Sul (CVBMS) lançou na tarde desta quarta-feira, 21, a campanha de arrecadação de doações “S.O.S. Pantanal Sul” em benefício das vítimas dos alagamentos das cidades em situação de emergência declaradas nos últimos dois dias.

O presidente da entidade em MS Tácito Nogueira esteve nesta tarde no município de Aquidauana, onde se encontra a situação mais grave. Em entrevista à rádio local, Tácito afirmou que a CVBMS fará um esforço conjunto em diversos municípios do estado e junto à entidade nacional da Cruz Vermelha Brasileira para arrecadar os recursos e doações necessárias paras as vítimas das enchentes.

O presidente da CVBMS acompanhou a missão da entidade que partiu da capital Campo Grande para Aquidauana, liderada pelo voluntário Maycon Leal juntamente com quatro enfermeiros(as) e quatro socorristas voluntários da entidade.

Ao todo, somente em Aquidauana são 119 pessoas que se encontram em três abrigos improvisados no município. O número de pessoas que foram desabrigadas, mas se encontram em casa de parentes, amigos ou em hotéis não foi possível mensurar até o momento.

Inundações

De acordo com a Defesa Civil, entre os municípios que decretaram emergência no estado, aproximadamente 76 mil pessoas haviam sido afetadas de algum modo pela situação. Com as chuvas que ocorreram entre a noite de segunda e a manhã desta terça-feira, este número aumentou consideravelmente. Bonito chegou a registrar 240 milímetros de precipitação, transbordando córregos e rios e causando inundações, destruição de pontes e estradas intransitáveis.

Em Aquidauana e Anastácio, o Rio Aquidauana cobriu as duas pontes que ligam os municípios. O Exército instalou na madrugada desta quarta-feira, 21, uma passadeira flutuante para que as pessoas pudessem fazer o trânsito a pé entre as duas cidades.

S.O.S. Pantanal Sul

A CVBMS pede doações em pontos de coleta em diversas localidades do estado. A lista ainda está sendo atualizada conforme se confirmam tais pontos. No momento a maior necessidade é de itens de higiene pessoal básica (Papel Higiênico, Escova e Pasta de Dentes, Sabonete, Shampoo, Pente, Barbeador, Absorvente Higiênico) e alimentos (Água Mineral, Leite em Pó e Alimentos Não Perecíveis). Também é possível doar pelo Pag Seguro no endereço https://pag.ae/bcqlsX3. Ou pela conta da entidade no Banco 748 (Sicredi – Agência 0911 Conta 90661-1).

Postos de Coleta de Doações

Campo Grande: Sede Cruz Vermelha Brasileira – Rua Barão de Melgaço, 58 – Centro.

Chapadão do Sul: Avenida Oito, 1467 – Centro.

Dourados: Posto de Saúde da Rua Coronel Ponciano, 900 – Parque dos Jequitibás.

Aquidauana: Rádio América FM – Rua Marechal Malé, 1406.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-