28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ipê amarelo torna-se árvore simbolo de Mato Grosso do Sul

- Publicidade -

17/07/2018 09h10 – Da redação

O ipê-amarelo será como símbolo para divulgar as belezas e características botânicas de Mato Grosso do Sul. Projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa, sancionado pelo governador e publicado no Diário Oficial desta terça-feira (17).

A proposta é de autoria do deputado Renato Câmara (PMDB), que também propôs que a Guavira se tornasse fruto símbolo do Estado (reveja aqui). A árvore escolhida deverá ser empregada e documentos oficiais, imagens publicitárias e peças de comunicação visual quando o Estado tiver o propósito de divulgar as belezas e características botânicas de Mato Grosso do Sul.

O IPÊ

Do gênero Bignoniaceae e das espécies Tabebuia impetiginosa e heptaphylla, o ipê é uma flor nativa. Ocorre naturalmente nos estados de Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia, no Espírito Santo, Minas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, a forte presença do Ipê é justificada pelo fato do Estado estar localizada entre a linha da Mata Atlântica e cerrado. No Pantanal existem verdadeiras florestas de ipês. O ipê amarelo é símbolo do Brasil. É a espécie mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.

Ipê Amarelo plantado nas margens da Rodovia MS 726, que liga Indápolis a Dourados – Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-