31.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministro da Defesa conhece projeto ‘empacado’ do Sisfron em Dourados

- Publicidade -

22/11/2018 16h38 – Por: Da redação

O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em Dourados, recebeu nesta quinta-feira (22) a visita do Ministro da Defesa, o General de Exército Joaquim Silva e Luna, que veio acompanhado de uma comitiva composta pelo General de Divisão Eduardo Castanheira Garrido Alves, do Major Brigadeiro Ricardo Reis Tavares.

O objetivo da visita foi conhecer as capacidades do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e a atuação da Brigada Guaicurus, por meio de suas unidades subordinadas, ao longo da fronteira oeste do Estado.

Inicialmente a comitiva foi recebida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército, Lourival Carvalho Silva e pelo Comanda da 4ª Bda C Mec, General de Brigada Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho.

Na oportunidade, foi realizado tiros de salva e uma Guarda de Honra e para recepcionar o Ministro da Defesa, que chegou ao Forte Guaicurus por meio de uma Escolta Mecanizada.

Logo após, o ministro e sua comitiva assistiram uma palestra sobre o SISFRON, na qual acompanharam uma explicação sobre o que é o Sistema e seu objetivo. O SISFRON é um sistema de Comando e Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4IVR) que visa dotar a Força Terrestre de meios habilitadores a uma presença efetiva na faixa de fronteira brasileira.

Em seguida, aconteceu a visitação aos equipamentos do Sistema, onde a comitiva pôde verificar de perto os optrônicos, como o radar móvel, o binóculo termal e as viaturas como os caminhões C2 (de Comando e Controle) do Estado-Maior, das autoridades e do Centro de Comunicações e as viaturas radares como a MTO Foxtrote e a Repetidora.

Sisfron

Criado em 2013, o Sisfron tinha como projeto inicial estar em total funcionamento no ano de 2022, em toda a fronteira brasileira, porém, devido a corte de recursos do governo federal, passou a ter estimativa de conclusão do projeto para 2035. Enquanto isso, a fronteira do país segue desprotegida, principalmente a sul-mato-grossense, porta de entrada de drogas e contrabando que abastece o restante do País.

Projetado para os 17 mil quilômetros da fronteira brasileira, o Sisfron funciona desde 2014 em Mato Grosso do Sul. Através da central de comando e controle instalada na Brigada Guaicurus, em Dourados, o Exército monitora todas as ações ou operações desenvolvidas através do sistema na faixa de fronteira. Em tempo real, o comando acompanha o movimento e pode autorizar deslocamento de tropas, entre outras atividades de segurança.

Ministro durante visita ao Exército em Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights