20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

MS recebe 60 caminhonetes para combate a Dengue, Zika e Chikungunya nesta 4ª

- Publicidade -

Os veículos foram conquistados pelo deputado Geraldo Resende (PSDB) com o apoio da Bancada Federal e o secretário Estadual de Saúde, Carlos Coimbra. Os veículos se somam a outros três conquistados pelo parlamentar em novembro, entregues a Secretaria Estadual de Saúde

12/12/2018 06h36 – Por: Valéria Araújo

A Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, vai entregar nesta quarta- feira (12), às 17h30 min, em Santa Maria (DF),60 caminhonetes Mitsubishi L 200, cabine dupla, para 53 municípios de Mato Grosso do Sul e para o Governo do Estado. Os veículos foram conquistados pelo deputado Geraldo Resende com o apoio de deputados e senadores do Estado junto ao Governo Federal. O evento contará com a presenta de representantes de todos os municípios contemplados e com o presidente Michel Temer.

As caminhonetes serão utilizadas exclusivamente para ações referentes ao combate do mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. “Esse foi uma das principais solicitações dos prefeitos e foi um trabalho em conjunto com o secretário Estadual de Saúde Carlos Coimbra. Levantamos os índices dessas doenças nos municípios e vimos que uma campanha estruturada e bem planejada é muito importante. Depois do período de chuva e no verão é que essas doenças acometem a população. Estamos dotando as Prefeituras e o Governo do Estado com caminhonetes para este enfrentamento”, afirmou Geraldo Resende, que já foi secretário Estadual de Saúde.

O parlamentar procurou OsneiOkumoto, Secretário Nacional de Vigilância em Saúde em junho deste ano apresentando os dados e solicitando os veículos para os municípios do Estado. “Conheço o Osneihá vários anos, pois ele trabalhou comigo quando fui secretário de Saúde. Ele conhece o Estado e se sensibilizou com os dados que apresentamos a ele”, explicou Resende. Okumoto chefiou a Divisão Médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Nos primeiros seis meses deste ano, 3,2 mil pessoas tiveram dengue no Estado. O número representa 50% das notificações da doença em todo ano de 2017. No ano passado três pessoas morreram em decorrência da patologia. Em 2018, já foram registrados casos de Zika vírus nos municípios de Dourados, Aquidauana, Aral Moreira e Rio Verde. Até outubro foram notificados mais de 550 casos de chikungunya.

No dia 14 de novembro o Ministério da Saúde já havia entregue outras três caminhonetes para a Secretaria Estadual de Saúde para o mesmo fim, conquistadas por Resende. Na data, o secretário Estadual de Saúde Carlos Coimbra estava presente. Uma outra caminhonete também vai ser entregue para o Governo do Estado nesta quarta-feira. Esta ficará à disposição do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem). Confira abaixo a lista de municípios contemplados. Campo Grande ficará com sete veículos e os outros municípios com um cada.

  1. Água Clara
  2. Amambai
  3. Anastácio
  4. Antônio João
  5. Aparecida do Taboado
  6. Aquidauana
  7. Bataguassu
  8. Bela Vista
  9. Bodoquena
  10. Bonito
  11. Brasilândia
  12. Caarapó
  13. Camapuã
  14. Campo Grande
  15. Caracol
  16. Cassilândia
  17. Chapadão do Sul
  18. Coronel Sapucaia
  19. Corumbá
  20. Costa Rica
  21. Coxim
  22. Douradina
  23. Dourados
  24. Eldorado
  25. Fátima do Sul
  26. Guia Lopes da Laguna
  27. Iguatemi
  28. Itaporã
  29. Ivinhema
  30. Japorã
  31. Jardim
  32. Ladário
  33. Maracaju
  34. Miranda
  35. Mundo Novo
  36. Naviraí
  37. Nioaque
  38. Nova Alvorada do Sul
  39. Nova Andradina
  40. Paranaíba
  41. Ponta Porã
  42. Porto Murtinho
  43. Ribas do Rio Pardo
  44. Rio Brilhante
  45. Rio Negro
  46. Rio Verde de Mato Grosso
  47. São Gabriel do Oeste
  48. Selvíria
  49. Sete Quedas
  50. Sidrolândia
  51. Taquarussu
  52. Terenos
  53. Três lagoas

Osnei Okumoto, Geraldo Resende e Marcos Coimbra

MS recebe 60 caminhonetes para combate a Dengue, Zika e Chikungunya nesta 4ª

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-