24.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pesquisa descobre que pólen ajuda a solucionar crimes

- Publicidade -

19/11/2018 08h35 – Da redação

Diminuir o tempo para se chegar à solução de um crime por meio da ciência aplicada à tecnologia. Com a ajuda de uma lente capaz de mostrar 400 vezes mais que os olhos humanos, pesquisadores de Mato Grosso do Sul descobriram uma maneira de usar grãos de pólen na solução de crimes. O projeto já ganhou o mundo, ficando entre os finalistas de um concurso na China, e está pronto para ser colocado em prática na rotina de peritos do Estado.

A pesquisa é desenvolvida por alunos e professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com envolvimento do programa de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da universidade, além do curso de Engenharia da Computação.

De acordo com a estudante Ariadne Barbosa Gonçalves, doutoranda em Biotecnologia, o estudo está em andamento há cerca de seis anos, iniciado pela entomologia (estudo de insetos e larvas). “Nós começamos avaliando o material consumido pelas larvas e insetos encontrados no cadáver. Eles podem indicar detalhes do ambiente onde o corpo foi encontrado e até provas com relação a suspeitos, além de, por exemplo, se o corpo é de um homem ou de uma mulher. A partir disso, eu estudei palinologia forense, os grãos de pólen, que também fazem parte do ambiente dos crimes e podem revelar muita coisa”.

Ariadne Gonçalves (à esquerda): projeto pioneiro de MS para o mundo - Foto: Rafael Ribeiro/Correio do Estado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights