27.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Sábado tem atendimento oncológico gratuito em Gloria

- Publicidade -

O programa leva procedimentos oncológicos que a população do interior do Estado não tem acesso

17/05/2018 08h39 – Por: DouradosAgora

O programa de prevenção “Ônibus da Saúde” leva atendimento especializado em Oncologia até Glória de Dourados, município distante 267 km da Capital, no próximo sábado (19). O programa, que leva procedimentos oncológicos que a população do interior do Estado não tem acesso, oferece um ônibus equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. O “Ônibus da Saúde” estará estacionado em frente à Escola Estadual Vânia Medeiros Lopes, 842, na Vila Industrial.

O programa foi criado em 2011 com o objetivo de combater os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o de colo de útero e o de mama que, quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura. Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames.

“Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica a diretora.

A beneficiária Eliana Viana foi atendida na última viagem do ônibus, em Sete Quedas. Para ela, “sair daqui e ir a outras cidades para fazer nossos exames é difícil, por isso fiquei muito tempo sem fazer meus exames de rotina. Então, para mim, o ‘Ônibus da Saúde’ chegou numa boa hora”.

Também de Sete Quedas, a beneficiária Elisângela de Assis nunca havia feito uma mamografia e , segundo ela, esse tipo de atendimento especializado é muito importante para a população do interior.

“Eu nunca tinha feito uma mamografia, então, para mim foi muito bom, foi uma experiência bem boa e eu gostei muito. O atendimento é ótimo e, para nós aqui do interior, é muito gratificante”, conta.

Para a secretária municipal de Educação de Sete Quedas, Joelba Ferreira, ao trazer o Ônibus da Saúde para localidades distantes, a Cassems oferece um grande conforto aos moradores do interior.

“É um privilégio ter esse Ônibus aqui em Sete Quedas, porque nós moramos longe e para fazer esses exames temos que ir para outra cidade, como Dourados ou Campo Grande. Então, eu me sinto honrada de ter esse atendimento especializado aqui”, pontua.

O vice-presidente da Cassems, Ademir Cerri, destaca que ao investir na interiorização do atendimento, a Caixa dos Servidores também investe em economia.

“Sete Quedas é a cidade mais distante de Campo Grande, são 480 km de distância, por isso, é a segunda vez que o ‘Ônibus da Saúde’ vem para cá. Esse programa de prevenção é um trabalho que dá alcance e oportunidade para que os beneficiários façam seus exames periodicamente. Isso é uma economia para o plano de saúde e garantia de melhor qualidade de vida para o nosso servidor”.

 O “Ônibus da Saúde” estará estacionado em frente à Escola Estadual Vânia Medeiros Lopes, 842, na Vila Industrial.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights