26.2 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Sanfoneiro Dino Rocha morre aos 68 anos

- Publicidade -

18/02/2019 07h46 – Por: Da redação, com G1MS

O sanfoneiro de Mato Grosso do Sul, Dino Rocha, morreu por volta da 00h desta segunda-feira (18), em Campo Grande.

Ele estava internado há 20 dias no Hospital Regional Rosa Pedrossian e a família não autorizou a divulgação da causa da morte.

O músico Geraldo Espíndola fala sobre o sanfoneiro: “É um pesar muito grande. Era uma das pessoas mais espetaculares que conheci”

A também instrumentista Lenilde Ramos comenta sobre Dino Rocha. “Tinha um estilo único de tocar. Era respeitado e reverenciado. Deixa uma herança maravilhosa para os músicos de Mato Grosso do Sul”.

O velório começa ao meio-dia no cemitério Memorial Park, no bairro Universitário. O sepultamento está previsto para às 9h desta terça-feira.

O artista

Nascido em Jutí/MS, filho de músicos, sua mãe era alemã e o pai, paraguaio. Profissionalizou-se como sanfoneiro aos oito anos de idade. Em 1971, mudou-se para a cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Em 1973, gravou pela primeira vez no LP “Voltei amor”, da dupla Amambai e Amambaí. Ao longo da carreira gravou quinze LPs e cinco CDs. Como compositor fez mais de 50 composições, entre as quais, “Gaivota pantaneira”, parceria com o poeta e compositor Zacarias Mourão. Também gravou declamando poemas caipiras.

Em 1991, recebeu o prêmio “Jacaré de prata” como melhor instrumentista do Brasil. Atuou em três capítulos da novela “Pantanal”, da Rede Manchete ao lado de Almir Sater e Sérgio Reis.

Em 1997, criou seu próprio selo fundando a RR Gravação e Produção ME. Em 2000, foi convidado para participar do projeto “Balaio Brasil”, no SESC de São Paulo apresentando-se ao lado de Dominguinhos, Caçulinha, Sivuca, Hermeto Pascoal e Toninho Ferragut. Em, 2001, com os mesmos músicos participou do projeto “Sanfona brasileira” pelo Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, em São Paulo e Brasília.

O artista possui considerável conjunto de obras musicais formado por 21 discos que consolidaram sua carreira calcada em quatro décadas de música regional. Seu amadurecimento musical acompanhou a evolução da própria tecnologia no Brasil.

Dino Rocha

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights