26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a pele; confira dicas

- Publicidade -

26/12/2018 11h09 – Por Governo do Brasil

De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este verão será mais quente, com temperatura média em todo o Brasil no trimestre dezembro, janeiro, fevereiro superior aos 31,5ºC registrados no mesmo período de 2017/2018.

Esse aumento vai exigir mais cuidados na hora de proteger a pele.

Além do risco de queimaduras solares, o calor contribui com o excesso de oleosidade na pele, que pode provocar cravos e espinhas.

“Para as queimaduras solares, a prevenção se dá principalmente pelo uso de protetor solar com fator de proteção 30 ou maior.

O caso de cravo e espinhas requer a ajuda de um dermatologista. Mas limpar o rosto com frequência já ajuda bastante”, orienta Betina Stefanello, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A profissional alerta também para outra característica da estação quente, que também exige cuidado especial para a pele: os altos índices de umidade.

Essa condição facilita a proliferação de fungos, o que pode causar micose. “É preciso evitar ao máximo usar roupas úmidas por muito tempo”, indica Betina Stefanello.

Na hora de se alimentar, também é preciso atenção. Frutas cítricas, como o limão, podem provocar manchas se entrarem em contato com a pele exposta ao sol. “A dica é não consumir esses alimentos quando estiver debaixo do sol”, afirma.

Para completar a proteção, melhor proteger a pele cobrindo as áreas expostas com roupas apropriadas, como camisa de manga comprida, calças e chapéu de abas largas.

Vele também as roupas que já trazem tecidos com fórmulas de proteção contra raios solares. Óculos escuros também entram nessa lista.

Com informações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Dermatologista

Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro - Foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-