21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Apenas 34% dos bebês são amamentados até os 2 anos de idade

- Publicidade -

06/08/2018 08h03 – Por Nações Unidas

A Organização Mundial de Saúde orienta que recém-nascidos devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade, mas dados da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) apontam que, no continente americano, essa recomendação é seguida por apenas 38% das famílias com bebês.

O resultado do levantamento chama atenção também quando se trata de crianças que continuam a ser amamentadas até 2 anos de idade: nesse caso, a recomendação se aplica a apenas 34% deles.

Para a OMS, o leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até os 2 anos. Também é importante que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida.

No entanto, cerca de 52% dos nascidos na América Latina e no Caribe não são amamentados dentro desse prazo: em 2017, 78 milhões de recém-nascidos no mundo tiveram que esperar por mais de uma hora para serem colocados no peito de suas mães, segundo relatório.

O aleitamento materno é essencial para a saúde e desenvolvimentos das crianças ao longo de toda a vida e reduz os custos para os sistemas de saúde e para as famílias.

Quando iniciada na primeira hora de vida, a amamentação protege os recém-nascidos de infecções e pode salvar vidas.

As crianças correm um risco maior de morrer devido a diarreia e outras infecções quando não recebem o alimento. Para as mães, a amamentação diminui os riscos de desenvolver câncer de mama.

Estudos apontam ainda que bebês que mamam apresentam melhor coeficiente intelectual e a preparação para a escola, além da associação a maiores rendas na vida adulta.

Agosto dourado

Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, de 12 de abril, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno (Agosto Dourado).

O objetivo é intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno e mobilizar a sociedade em prol da amamentação no País.

Cerca de 52% dos nascidos na América Latina e no Caribe não são amamentados na primeira hora de vida - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-