19.1 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Câmara analisa propostas que podem ajudar a combater a obesidade

- Publicidade -

17/10/2018 15h08 – Por Agência Câmara Notícias

Prevenção da Obesidade. Segundo a última pesquisa de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas, feita pelo Ministério da Saúde, 54% da população das capitais brasileiras estão com excesso de peso.

A boa notícia da pesquisa é que houve uma redução de 52% no consumo de refrigerantes e de bebidas açucaradas entre 2007 e 2017.

A Câmara dos Deputados analisa propostas que obrigam a indústria alimentícia a informar claramente, nas embalagens, se os produtos contêm muito carboidrato, sal, açúcar, adoçante, gordura saturada e trans (PL 5522/16 e apensados).

A proposta pode ajudar a reduzir a obesidade e diversas doenças relacionadas a ela.

“Diabetes, hipertensão, aumento de colesterol, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado. A obesidade também está altamente relacionada aos índices de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Está, inclusive, associada a alguns tipos de câncer. Em crianças, atrapalha o desenvolvimento dos hormônios, do crescimento e o desenvolvimento sexual.

Pode causar depressão e ansiedade”, enumera a gerente técnica do Conselho Regional de Nutrição, Janaína Marques.

Acordo com a indústria

Em outra frente de prevenção da obesidade, o Ministério da Saúde elabora um acordo com a indústria alimentícia para reduzir o nível de açúcar em vários produtos, como iogurtes, achocolatados, sucos em caixinha, refrigerantes, bolos e biscoitos.

A redução será gradual, assim como ocorreu recentemente no acordo para a redução dos níveis de sal dos produtos.

Agência Câmara Notícias

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights