22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Confira o artigo “Comunicação interpessoal e Voz”

- Publicidade -

Comunicação interpessoal e Voz

14/08/2018 16h42 – Por: Ademir Baena

A comunicação é uma das mais importantes necessidades humana depois da sobrevivência física, consiste num processo que envolve trocas de informações, partilhamos o que somos e a forma como gostaríamos de vir a ser.

Para um ser humano ser aceito em nossa sociedade como pessoa confiável e apta com plenos direitos de cidadão, são necessários três tipos principais de competência: habilidades cognitivas (baseadas no uso da linguagem e na capacidade de comunicação); controle do corpo e controle das emoções.

A comunicação interpessoal utiliza-se de recursos vocais, verbais e não verbais. Consideram-se recursos verbais o que se fala, estando relacionados ao conteúdo da mensagem, é o conjunto de vocábulos que o sujeito dispõe e que serão selecionados para cada situação de comunicação ou tipo de mensagem.

Já os recursos vocais são as variações que acontecem com a voz, que mudam de acordo com a intenção da ideia, referem-se aos parâmetros para linguísticos que compõem a emissão: a ênfase, a curva melódica, o uso das pausas e as modificações da velocidade, volume, entonação e ritmo, com intenção comunicativa, e os recursos não verbais referem-se à expressividade corporal, engloba o corpo como canal de expressão, considera-se a postura corporal, o uso de gestos e a expressão facial, importante termos consciência que o nosso corpo fala. Junto com os recursos vocais, respondem por cerca de 80% da mensagem. O trabalho integrado e harmonioso desses três grupos de recursos estabelece uma comunicação rica, convincente e eficiente.

Em qualquer situação a comunicação tem como função diminuir a distancia e estreitar a relação entre as pessoas, por isto há uma necessidade de que seja realizada com eficiência. Diante disto, o domínio e o aperfeiçoamento dos recursos vocais, verbais e não verbais são fundamentais para um bom desempenho comunicativo. Numa relação interpessoal, tanto os elementos verbais, como os nãos verbais são importantes para que o processo de comunicação se complete.

Vamos aqui destacar os recursos VOCAIS. A VOZ é o resultado da passagem do ar expelido pelos pulmões através da laringe, que encontrando resistência para sua passagem entre as Cordas Vocais, as faz vibrar transformando-se em energia sonora.

É um dos meios de interação mais utilizado pelo ser humano. Está presente desde o nosso nascimento e é responsável por inúmeras informações contidas em uma mensagem, revelando sentimentos, emoções, saúde e nossa personalidade.

Aspectos da voz

A voz está associada à fala, na realização da comunicação verbal, e pode variar quanto à intensidade, altura, inflexão, ressonância, frequência, articulação, entonação e muitas outras características.
Intensidade Vocal – é um parâmetro físico e está relacionado com a amplitude da vibração e tensão das pregas vocais. Assim, durante a comunicação em conversações, aulas, palestras, atividades teatrais, locução profissional, canto entre outras atividades que requerem o uso da voz é necessário observar o público-alvo a quem se destina à mensagem; nesse sentido não se pode gritar diante de três pessoas, nem sussurrar diante de uma multidão.

Devem se verificar o número de participantes e o ambiente físico, a intensidade é o efeito do som sobre o ouvido em termos de “forte” e “fraco”.

Ressonância – é responsável pela identificação da voz de cada falante, já que fornece as características particulares de cada individuo. As caixas de ressonância são: laringe, faringe, cavidade oral e nasal e seios paranasais. O ideal é ter uma ressonância equilibrada entre todas as cavidades.
Entonação – é a variação do tom usado durante a fala. Por meio dela pode-se valorizar o conteúdo e ressaltar o significado. Usamos a entonação, por exemplo, para expressar surpresa ou ironia, é a musica da voz.

Qualidade vocal – característica final e geral de uma voz. É com esse aspecto que se conclui uma avaliação perceptiva de voz. É um termo utilizado para nomear o conjunto das características que diferenciam uma voz da outra.

Pensar em voz, no ambiente profissional, é estar atento a um instrumento fundamental para a eficácia dos processos comunicativos, com vistas a estabelecer uma comunicação efetiva, com resultados positivos junto aos interlocutores e com a credibilidade necessária.
Hoje, mais do que em qualquer tempo, todo projeto de desenvolvimento pessoal deve incluir a comunicação, conhecer e saber usar a VOZ são essenciais, para se alcançar o sucesso desejado.

*Fonoaudiólogo

Confira o artigo "Comunicação interpessoal e Voz"

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-