30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fumantes com complicações devem procurar vacina contra gripe

- Publicidade -

25/04/2018 07h13 – Por Saúde Brasil

Entre os grupos prioritários estão os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, que também devem se vacinar.

“O fumante, por si só, não entra no grupo para tomar a vacina. Mas, geralmente, toda pessoa que fuma, e fuma há muitos anos, tem problemas respiratórios.

E aí ele vai entrar nesse grupo que já tem alguma deficiência no organismo”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, dra. Carla Domingues.

“As pessoas acabam tendo bronquite, asma ou problemas cardíacos decorrentes do fumo. É importante que essas pessoas também sejam vacinadas”, completa.

A coordenadora ainda lembra que este grupo tem mais chances de adoecer e de ter complicações.

“Os grupos de risco devem buscar a vacina, porque tem seu sistema imunológico mais comprometido. E ao ter o contato com a gripe, vão ter mais chance de adoecer e ter complicações.

Então, as pessoas, ao buscar hábitos saudáveis, vão se fortalecer não apenas contra a gripe, mas também contra outras doenças imunodeprimíveis.

Buscar hábitos saudáveis sempre é importante na proteção e na melhoria da qualidade de vida da população”, destaca.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Ainda integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Fique esperto

Além da vacinação, outros cuidados também são importantes na prevenção da gripe, porque evitam a transmissão dos vírus.

Confira:

Cubra o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse;

Evite tocar a boca e o nariz;

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70%;

Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;

Evite muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;

Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

Saúde Brasil

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-