27.4 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ozonioterapia é reconhecida como tratamento complementar no SUS

- Publicidade -

12/07/2018 10h00 – Por CFM e do Diário Oficial da União

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou o uso de ozonioterapia, em caráter experimental e complementar, para tratamentos médicos.

A técnica utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio com finalidade terapêutica.

A resolução com as normas de utilização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (10).

Como funciona

A ozonioterapia é uma técnica que utiliza a aplicação de oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, como: endovenosa, retal, intra-articular, intramuscular, intravesical, entre outros.

O tratamento também pode ser feito pela ingestão de água ozonizada ou pela aplicação de óleo ozonizado na pele, conforme recomendação médica.

A técnica é complementar e auxilia o tratamento de doenças como o câncer, dores e inflamações crônicas, infecções variadas, além de feridas, queimaduras e problemas vasculares em que haja redução do fluxo sanguíneo.

Sistema Único de Saúde

Em março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da ozonioterapia, e de mais nove tratamentos, chamados de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), na rede pública de saúde.

Ao todo, o SUS oferece 29 modalidades de tratamento.

A ozonioterapia é oferecida gratuitamente a pacientes de odontologia, neurologia e oncologia, quando houver recomendação médica e interesse do paciente.

A técnica é oferecida gratuitamente pelo SUS e funciona como tratamento alternativo na cura de doenças - Foto: Agência Senado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights