28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Programa nutricional monitora 370 pacientes em Dourados

- Publicidade -

05/04/2018 14h33 – Por: Da redação

A Prefeitura de Dourados mantém, desde 2011, o Programa Nutrir, de acompanhamento nutricional multiprofissional, voltado ao atendimento das pessoas com necessidades nutricionais. Esse programa consome recursos da ordem de R$ 2 milhões, anualmente, do Tesouro municipal e visa proporcionar melhor qualidade de vida aos beneficiários diretos.

De acordo com a gerente do Núcleo de Nutrição e Promoção à Saúde da Prefeitura, a nutricionista Lorraine Aparecida, Dourados foi o primeiro município do Estado a implantar o programa de dieta enteral, que hoje atende em torno de 370 pessoas, entre crianças, adultos e idosos.

“Nós realizamos um monitoramento mensal, com visitas domiciliares e ainda prestamos o atendimento, inclusive com orientações às famílias, sobre a melhor forma de suprir essa deficiência das pessoas”, disse a nutricionista, Especialista em Terapia Nutricional e servidora efetiva do Município responsável pela criação do programa.

A equipe multiprofissional do Programa Nutrir é integrada por nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, terapeuta ocupacional, farmacêutico e atua de forma conjunta com o programa ESF (Estratégia de Saúde da Família), com o reforço de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e dentistas.

Dourados possui uma característica muito forte de pacientes traumáticos e uma população idosa crescente, fatores que levam ao surgimento de um público carente desse tipo de atendimento. As deficiências com a alimentação impõem alternativas de ingestão de nutrientes para assegurar a recuperação do paciente.

“Só quem não conhece os meandros da Saúde, e a complexidade em contemplar todos os segmentos, inclusive, oferecendo alternativas de preparo artesanal dessa dieta, em contraposição com os custos da dieta industrializada, é que questiona a amplitude desse serviço prestado pela Prefeitura”, opina o vereador Cirilo Ramão (MDB), diante da seriedade do Programa Nutrir.

Através do monitoramento mensal, segundo Lorraine Aparecida, a Secretaria de Saúde vem estudando alguns ajustes dessa necessidade, com o levantamento familiar das pessoas atendidas e a oportunidade de oferecer o serviço a quem realmente dependa do braço do Poder Público nesse sentido.

A sede do programa funciona na URMI (Unidade Regional de Medicamentos e Insumos), no conjunto Terra Roxa, para onde os pacientes são encaminhados via hospitais, profissionais da área médica do Município e pelas equipes de Saúde da Família que realizam os diagnósticos da realidade. Os Cras também oferecem importante contribuição nesse trabalho.

Pacientes são acompanhados pela equipe multiprofissional do Programa Nutrir

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-