12.3 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Projeto determina divulgação de fotos de pacientes não identificados

- Publicidade -

02/07/2020 09h02 – Por Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 397/20 inclui no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas informações como fotografias, biometria e características físicas de adultos internados em hospitais ou acolhidos em centros de assistência social que não tenham documento de identificação e não saibam informar o próprio nome.

Os dados serão divulgados pela internet.

O objetivo é facilitar a identificação das pessoas. O autor, deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), afirmou que o estado de São Paulo já divulga essas informações.

Ele destaca que apenas os dados de pessoas adultas poderão ser divulgados e que as informações sobre menores de idade serão repassadas apenas às autoridades.

“Apenas pessoas adultas terão suas fotos divulgadas sem autorização prévia. Nos demais casos, a divulgação de fotografias e outras informações dependerão da anuência prévia da pessoa, que pode delimitar quais informações suas serão ou não disponibilizadas no banco de dados”, informou.

O parlamentar avalia que o texto supre uma lacuna do Cadastro, que reúne dados sobre os desaparecidos, mas não sobre pessoas encontradas sem identificação.

O cruzamento dos dados, segundo ele, pode auxiliar no encontro dessas pessoas internadas ou acolhidas com familiares.

A proposta também cria um banco de informações restrito aos órgãos de segurança com dados sobre pessoas mortas que não foram identificadas.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Cleia Viana/Câmara dos DeputadosO autor da proposta, deputado Gutemberg Reis

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights