27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Projeto inclui indígenas em programas de tratamento do câncer do SUS

- Publicidade -

12/09/2018 10h07 – Por Agência Câmara Notícias

O Projeto de Lei 9748/18, do deputado Elizeu Dionizio (PSB-MS), altera duas normas sobre a prevenção, a detecção e o tratamento dos cânceres de útero, de mama e de próstata para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) a incluir populações indígenas nos programas de combate a essas doenças.

O projeto modifica o Programa Nacional de Controle de Câncer de Próstata (Lei 10.289/01) e a lei que assegura a mulheres o direito a diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo uterino pelo SUS (Lei 11.664/08).

O parlamentar argumenta que a medida se justifica porque, nas últimas décadas, verificou-se uma aproximação das características epidemiológicas das comunidades indígenas com aquelas das sociedades urbanas.

“Isso se deve a mudanças nos hábitos de vida dos índios que, por exemplo, tornaram-se mais sedentários e passaram a consumir mais produtos industrializados”, disse.

“Assim, enfermidades típicas da dita civilização, como os cânceres de mama e de próstata, começam a avançar também entre os indígenas”, disse.

Tramitação

O projeto será discutido e votado conclusivamente pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para Dionizio, o aumento da incidência de câncer entre os indígenas justifica a alteração proposta

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-