31.8 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Academia Douradense de Letras presta homenagem à Adiles do Amaral Torres

- Publicidade -

Academia Douradense de Letras presta homenagem hoje à diretora-presidente do O PROGRESSO

20/10/2018 07h37 – Por: Maria Lucia Tolouei

A Academia Douradense de Letras (ADL) realiza Sarau Litero-Cultural em homenagem à 1ª Dama da Imprensa Sul-Mato-Grossense, Adiles do Amaral Torres, diretora-presidente do Jornal O PROGRESSO. O evento será neste sábado, 20h, na sede da Casa Arandu, ao lado do Teatro no Parque dos Ipês, em Dourados.

Segundo o presidente da Academia, o escritor Marcos Coelho, o objetivo é reconhecer o trabalho de Adiles Torres no campo da artes e da literatura já que a primeira colunista social da região, que dirige o Jornal pioneiro no Estado, também transita pelas Letras com produções e livros já lançados em Dourados.

O programa cultural, iniciado pela atual gestão da ADL, começou com recente homenagem ao maestro Adilvo Mazzini que durante muitos anos esteve à frente do Coral Santa Cecília-Guaraoby, levando vozes de pratas-da-casa para abrilhantar eventos sociais e oficiais do município de Dourados e resto do Estado.

História da Imprensa

A trajetória do Jornal O PROGRESSO, que em abril ingressou no 68º ano de circulação, iniciou em 1920 com o advogado José dos Passos Rangel Torres. Ele criou o primeiro veículo de comunicação impresso do sul do então Mato Grosso com sede em Ponta Porã, que era impresso em Campo Grande. Mas o advogado José dos Passos foi nomeado promotor e suspendeu a circulação do semanário que foi às bancas durante sete anos na fronteira.

O PROGRESSO voltou à praça, em Dourados, pelo empenho do filho de Rangel, o jovem advogado Weimar Gonçalves Torres, dois anos depois de instalar escritório de advocacia em Dourados (1948). Em 1951, casou-se com Adiles do Amaral e retomou a circulação do Jornal em dia 21 de abril, um domingo. No ano seguinte, foi eleito vereador por Dourados. Foi deputado estadual por três meses, como suplente, e promotor de Justiça. Em 1966, elegeu-se deputado federal. A principal meta era implementar uma Fundação para ajudar os estudantes mais pobres. Mas quando regressava de Brasília, em 14 de setembro de 1969, o deputado federal morreu em desastre de avião quando sobrevoava a cidade de Londrina (PR).

Depois da morte do genro, Vlademiro Müller do Amaral passou a gerenciar o jornal levando a bandeira de Weimar pela educação. O pai de Adiles doou terrenos para a construção da Escola Presidente Vargas, Universidade Federal da Grande Dourados, (antigo Ceud) e Escola Imaculada Conceição. Com a morte do Vlademiro, em 1982, Adiles assumiu o comando da empresa e, a partir de 1985, passou a assinar como diretora-presidente, que tem como sócias as filhas Blanche Maria Torres e June Ângela Torres.

Ao longo destas sete décadas, o periódico passou por altos e baixos, mas a direção persistiu com determinação e profissionalismo. “A força vem principalmente dos leitores, assinantes, anunciantes, colaboradores e funcionários que, junto com a direção da empresa, fazem deste matutino um novo jornal a cada dia”, afirma Adiles.

Programação

O presidente da ADL, Marcos Coelho, abre a programação de hoje, do Sarau Lítero-Cultural em homenagem à Adiles do Amaral Torres, que conta com a participação de diversos valores da cultura douradense, como os cantores e compositores Carlos Marinho e Carlos Fábio. Representante do Exército vai executar os hinos de Dourados e de Mato Grosso do Sul e o Estúdio Jacy Brasileiro apresentará Dança do Ventre.

Escritores e produtores culturais terão participação especial: Ivone Macieski, Ruth Hellmann, Lori Alice Gressler, José Alberto Vasconcellos; Ilson Ozório; Ilson Venâncio (Boca); a artista plástica Márcia Batista; a presidente da Aced, Elizabeth Salomão; Fátima Frota; Sonia Morel (Contação de História); Acústico Duo Geysianne e Alan Almeida; cantora Glória Toledo; o músico Mailon Salina e a viola de Rozembergue Marques. A decoração ambiente ficou a cargo da artesã e escritora Anastácia Heck. Também apoia o evento, a Floricultura Flores e Sonhos.

Adiles do Amaral Torres (Foto: Arquivo)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights