27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ação vai recolher entulhos no comércio central de Dourados no sábado

- Publicidade -

25/04/2019 06h41 – Por: Da redação

A ação “Sábado sem Mosquito” chega neste fim de semana no comércio central de Dourados. Isso significa que os comerciantes com lojas localizadas entre o quadrilátero das ruas Joaquim Teixeira Alves e Weimar Torres, Toshinobu Katayama e Firmino Vieira de Matos poderão colocar entulhos em frente a seus estabelecimentos para serem recolhidos no sábado, no período da manhã.

Este será o quarto final de semana que a ação será realizada em Dourados. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam), Guarda Mirim e Guarda Municipal, o Sábado sem Mosquito no comércio vai acontecer a pedido do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom), presidido por Valter Castro. “Há muitos entulhos no fundo das lojas, como materiais de informática, mobílias e até pneus. Precisamos eliminar esses criadouros do mosquito”, diz Valter Castro.

Ele explica que os comerciantes podem colocar os entulhos nas calçadas nesta sexta-feira, de preferência a partir do período da tarde, ou até mesmo no sábado pela manhã, quando os entulhos serão recolhidos das 8h às 13h. Ao todo, 16 caçambas de lixo foram disponibilizadas para este final de semana.

Sensibilização

Eliminar criadouros do mosquito tem sido a única opção para amenizar as doenças transmitidas pelo Aedes. No último dia 13 de abril foram recolhidos perto de 50 toneladas de lixo na região do bairro 4º Plano, polo da atividade na região sudoeste da cidade. Conforme o Imam, foram pelo menos 21 cargas de dejetos retiradas no bairro durante o mutirão que percorreu as ruas, com visitação a 1.378 imóveis e a constatação de 7 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, febre chikungunya e zika vírus. Segundo o CCZ, foram lavradas 9 notificações.

Rosana Alexandre, coordenadora do CCZ de Dourados recomenda que a população residente ou os comerciantes, observem os quintais e fundos de loja para recolher material que pode acumular agora parada. “Além de lixo, entulhos, mato. Tudo deve ser retirado, uma que estes locais deverão estar sempre limpos. O centro é local de circulação de muitas pessoas e o combate aos vetores nestes locais é imprescindível”, disse.

A ação “Sábado sem Mosquito”, uma recomendação do Ministério da Saúde, teve início no dia 30 de março, no Parque das Nações II, e ocorreu no dia 6 de abril na região das Vila Índio e Vila Rosa, quando foram coletados e retirados 20 cargas de materiais inservíveis e favoráveis para a procriação do mosquito, como pneus velhos, latas, garrafas, vasos sanitários e até móveis, que poderiam se transformar em possíveis locais para a proliferação do mosquito.

Ação já foi realizada por três vezes em bairros de DouradosFoto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-