27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros completa 42 anos com previsão de nova unidade

- Publicidade -

09/11/2018 19h07 – Por: Valéria Araújo

O 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados completou ontem 42 anos de serviços dedicados a vida do douradense. Marca a data, a previsão da inauguração de uma subunidade até o final desse mês, na região leste da cidade. A medida tem a finalidade de garantir, com ainda mais qualidade, o tempo resposta dos atendimentos daquela região, que é uma das mais distantes da sede central dos Bombeiros. Com essa nova unidade, o Grupamento passará a contar com três bases dos Bombeiros, sendo que além da sede existe a subunidade do aeroporto.

A Corporação atende mais de 6.5 mil ocorrências por ano. No ano passado foram 2.409 atendimentos pré-hospitalares, 434 incêndios, 198 operações de busca e resgates (salvamento), 927 prevenções e 597 vistorias técnicas operacionais. Possui, atualmente, um efetivo de 87 militares comandados pelo tenente-coronel Flávio Pereira Guimarães, uma frota de 14 viaturas, sendo duas de combate a incêndios, duas de salvamentos, quatro de resgate e atendimento pré-hospitalar, três motos operacionais para atendimentos emergenciais e três administrativas. Tem sua área de atuação o município de Dourados, Itaporã, Douradina, Laguna Carapã e seus distritos.

Dentre as principais atividades realizadas pelo 2º GBM destacam-se: os trabalhos de prevenção contra incêndio e pânico em estabelecimentos públicos e privados, resgates de pessoas e animais, proteção ao patrimônio, combate a incêndios urbanos e florestais, salvamentos diversos, mergulho, palestras, entre outras. Este ano o 2º GBM realizou o Curso de Especialização de Mergulho Autônomo de Resgate – CMAUT, onde foram formados 14 novos mergulhadores oriundos de unidades Bombeiros Militares do estado de MS, com competência técnica e profissional para trabalhos em ambientes subaquáticos adversos e com alto risco de atuação nos serviços de Busca e Resgate de pessoas e bens.

História

O 2º Grupamento de Bombeiros Militar foi inaugurado em 08 de novembro de 1976. A unidade militar foi construída em um terreno doado por Emídgio Rosa, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1167. Na época contava com um efetivo de 41 Bombeiros Militares, tendo como primeiro Comandante o 1º Tenente PM Jonas Paes da Silva, três viaturas, sendo: 01 (uma) de combate à incêndios, 01 (uma) caminhonete C-10 para salvamento e 01 (um) Jeep utilizado nos serviços administrativos, sua área de atuação estendia desde Rio Brilhante (em Maracaju) e Rio Santa Luzia (em Nova Alvorada do Sul) até ao Rio Paraná (em Itaquirai).

Corpo de Bombeiros completa 42 anos com previsão de nova unidade

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights