22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Campanha incentiva doação do IR para entidades

- Publicidade -

Campanha incentiva doação do Imposto de Renda para entidades de Dourados

20/04/2017 14h03 – Por: Da redação

Nesta quinta-feira (20) a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Dourados lançou a campanha “Declare o Seu Amor” que viabiliza doações para entidades e o poder público por meio da declaração do Imposto de Renda, com atendimento a crianças e adolescentes. O lançamento ocorreu no Plenário da Casa dos Conselhos e contou com autoridades, representantes de instituições e vereadores.

A secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, iniciou as explanações sobre a ação inicialmente com prestações de contas referentes a arrecadação da mesma nos anos de 2015 e 2016. A quantia de R$ 958.622,09 está sendo repassada a 13 instituições e para os projetos Progamando o Futuro e Família Acolhedora.

Antes de ser repassado a essas instituições os valores arrecadados vão para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Dourados, que é um instrumento de captação de administração de recursos que se destinam aos projetos que abrangem todas as políticas de atendimento a crianças e adolescentes e são avaliados e aprovados pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Nas entidades douradenses, os repasses acontecem tendo em vista investimento em estrutura e em projetos para promover a cidadania infanto-juvenil e contribuindo no enfrentamento às violações de direitos, como: exploração e abuso sexual, trabalho infantil, violência doméstica, situação de risco e situação de abandono.

Ledi Ferla destacou que com a possibilidade da doação de até 3% de pessoa física direto na declaração no mês de março e abril e até 6% pessoa física durante o ano e até 1% pessoa jurídica também durante o ano, a dedução ajuda a reduzir a base de cálculo do IR, diminuindo o valor a pagar ou aumentado as chances de restituição.

Segunda a secretária, em Dourados as doações tem possibilidade de serem maiores e ajudar mais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Nós podemos deixar em Dourados entre todas as pessoas físicas e jurídicas que pagam o imposto de renda a quantia de cerca de R$ 1 mi, isso siginifca uma expectativa melhor, atendimento melhor para essas crianças, projetos novos para garantia dos direitos, combate a violência sexual, trabalho infantil e maus tratos”, ressaltou.

Na oportunidade, Zaloar Murat Martins de Souza, juiz da Vara da Infância e Juventude de Dourados, citou que a ação é muito louvável, tendo em vista auxílio a essas instutições que contam com despesas crescentes e poucos recursos disponíveis para se manterem, com foco ainda na importância de que a população se sensibilize com a causa.

O vice-prefeito de Dourados, Marisvaldo Zeuli, representou a prefeita Délia Razuk e destacou que a gestão trabalhará para que as doações aumentem.

“Vamos elaborar uma campanha de conscientização junto a população para aumentar expressivamente esses valores ano a ano para ampliar o trabalho tão importante ao nosso município feito por essas instituições”, disse.

Tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas podem realizar as doações. Mais informações podem ser obtidas no Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e do Adolescente, pelos telefones: 67-3411-7144 ou 98469-1046.

Campanha foi lançada na presença de várias autoridadesFoto: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-