20.2 C
Dourados
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Central recolhe mais de 600 toneladas/ano de embalagens vazias de agrotóxicos

- Publicidade -

Mato Grosso do Sul, com economia voltada ao setor agrícola, é um dos estados que mais destina embalagens vazias

20/08/2018 07h59 – Por: Flávio Verão

A Central de Recolhimento de Embalagens Vazias (Aregran) em Dourados incentiva o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos e, anualmente, recolhe 630 toneladas e compartilha resultados e benefícios no Dia Nacional do Campo Limpo, que aconteceu sexta-feira.

Há 16 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. Em todo Brasil, mais de 100 unidades de recebimento, de 22 estados, promovem ações especiais para a data.

Além recolher embalagens vazias de defensivos agrícolas, a Aregran promove trabalho de conscientização com estudantes do ensino fundamental das escolas publicas e particulares, além de acadêmicos, principalmente da área de Agronomia.

A coordenadora da Aregran, Éldice Raniero, diz que Dourados é cidade polo e atende outros municípios como Fátima do Sul, Caarapó, Itaporã e Douradina. Ao longo dos anos o Programa cresceu e mostra cada vez mais a necessidade de ações para proteger o meio ambiente. Ontem, várias escolas visitaram a sede da Aregran em Dourados, localizada na sitioca Campo Belo.

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração

Mato Grosso do Sul, com economia voltada ao setor agrícola, é um dos estados que mais destina embalagens vazias. Relatório do Inpev mostra que o campeão é Mato Grosso e no ano passado destinou 10,3 toneladas, seguido por Paraná (5,7 toneladas), Rio Grande do Sul (4,6 toneladas), Goiás (4,2 toneladas), Minas Gerais (3,7 toneladas) e Mato Grosso do Sul (3,6 toneladas). Amazonas apareceu como último no ranking, com devolução de 10 mil quilos de embalagens vazias em 2017.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, mais de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias.

Comunidade escolar no Dia do Campo Limpo em Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights