21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Colégios voltam às aulas e Guarda Municipal inicia rondas escolares

- Publicidade -

22/02/2019 12h58 – Da redação

Com o retorno das aulas em todas as escolas de Dourados a Guarda Municipal iniciou todos os trabalhos realizados pela Ronda Escolar Comunitária.

As Equipes da Ronda Escolar estão organizadas nos três períodos de aulas para propiciar a volta às aulas de forma segura aos alunos e toda comunidade escolar. Estão divididas nos turnos matutinos, vespertinos e noturno, separada por setores, abrangendo aproximadamente 50 escolas da cidade, das Redes Municipais, Estaduais e Particulares.

O objetivo principal são evitar atos infracionais e criminosos nos perímetros das escolas e região, dando aos alunos e professores total segurança nesse retorno as aulas.

A metodologia aplicada é a Filosofia de Policiamento Comunitário e a Resolução Pacifica de Conflitos, onde os GMs têm total aproximação com a comunidade escolar, realizando as Rondas Escolares diuturnas fora e dentro dos colégios, conversando com alunos, pais, professores, coordenação e Direção escolar, a fim de juntos construírem um ambiente seguro e de harmonia a todos.

Em 2018 foram realizadas 9.558 visitas e rondas nos estabelecimentos de ensino de Dourados que proporcionaram uma escola segura a todos. Foram 351 boletins lavrados nas escolas, sendo 309 boletins de atendimentos na qual a situação foi resolvida no próprio local e 42 boletins de ocorrências no qual teve o encaminhamento a Delegacia de Polícia.

Segundo o Comandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado de Menezes “… A Ronda Escolar realizada pela GM há anos é realizamos e tem tido muito sucesso. Essa aproximação dos agentes da Guarda Municipal com a comunidade escolar é uma parceria sólida que proporciona não só segurança, mas também o bem estar a toda comunidade Escolar. A Filosofia de trabalho empregada na Resolução pacífica de conflitos e Policiamento Comunitário traz resultados excelentes, pois a maioria das solicitações são resolvidas pelas equipes no próprio ambiente escolar. Nossos professores, pais e alunos, veem na Guarda Municipal uma mão amiga que está sempre atenta e pronta a ajudar” finaliza o comandante.

Os conflitos, infrações penais, crimes, pessoas em atitudes suspeitas podem ser denunciadas nos telefones 199 ou 3424-2309 GMD, no qual as equipes da Guarda Municipal serão enviadas para averiguar a situação. Também na sede da Instituição podem ser solicitadas palestras, com variados temas, como uso de entorpecente, violência escolar e fiscalização de trânsito como medidas de prevenção.

Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights