14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Começa a construção de megaestrutura para autistas de Dourados

- Publicidade -

Atualmente 140 famílias são atendidas pela AAGD e a previsão é a de que a nova estrutura dobre a capacidade de atendimento e zere a fila de espera. A principal dificuldade hoje é que sem sede, as atividades são realizadas em três locais diferentes

12/11/2018 09h41 – Valéria Araújo

Começaram no último sábado as obras de construção do Centro de Atendimento da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), que será uma das maiores estruturas do país na especialidade. A proposta é de que haja consultórios médicos, fonoaudiologia, odontologia e fisioterapia, terapia ocupacional, psicólogos, assistentes sociais, além de atendimentos pedagógicos diversos. Atualmente 140 famílias são atendidas pela AAGD e a previsão é a de que a nova estrutura dobre a capacidade de atendimento e zere a fila de espera. A principal dificuldade hoje é que sem sede, as atividades são realizadas em três locais diferentes.

Para marcar o início da construção, no bairro Terra Roxa, o deputado federal Geraldo Resende, autor do recursos que custeiam a obra em parceria com o Governo do Estado, fez visita no canteiro de obras, juntamente com os vereadores Madson Valente, Vereador Bebeto, Sergio Nogueira e Olavo Sul, além do secretário de Educação da Prefeitura Upiran Gonçalves, representantes da Apae e a família AAGD.

Durante o evento, o deputado Geraldo Resende, disse que o ato representa uma luta de anos. O parlamentar lembrou de quando foi procurado pela entidade e assumiu o compromisso de viabilizar os recursos necessários para a obra. “Foram vários momentos de dificuldades, de cobrança e de luta, mas que com a força de e união de todos foi possível vencer”, destaca o parlamentar lembrando do empenho da Câmara Municipal, Prefeitura, que doou o terreno, do arquiteto Lucas Stein, que doou o projeto, AAGD e do Governo do Estado, que executa a obra.

“Num momento em que, infelizmente vemos cidadãos tão especiais, muitas vezes esquecidos pelo poder público, poder realizar um trabalho como esse é muito especial e gratificante. É o nosso estado dando exemplo de cuidado com todas as pessoas. Esse é o tipo de ação que muda o mundo para melhor e que toca no coração de todos”, diz Geraldo, observado que vai buscar novas parcerias e convênios para aumentar o número de profissionais que atendem na Associação. “Nós garantimos a construção e os recursos para os equipamentos do Centro Especializado em Reabilitação e assim que a Prefeitura ativar, poderemos contar também com essa estrutura como complemento das atividades já que uma fica ao lado da outra. Será um complexo de atendimento em diversas especialidades. Tenho certeza que teremos o melhor e mais completo atendimento para autistas e demais pessoas com deficiência”, comemorou.

O secretário de Educação Upiran Gonçalves, reconheceu o trabalho do deputado Geraldo e disse que a Secretaria de Educação tem regularizado questões de convênio para manter atendimentos junto as entidades de Dourados. Destacou que a Secretaria estará a disposição para ajudar e sugeriu que a entidade mobilize a sociedade douradense para contribuir, a exemplo do que fazem outras entidades.

O vereador Sérgio Nogueira lembrou das lutas da Associação, da Câmara e da Prefeitura na doação do terreno. “Ao conquistarmos essas etapas, tínhamos a frente mas um desafio que era a construção da obra e não tínhamos o recursos necessários. Procuramos o deputado Geraldo Resende, que prontamente nos atendeu junto com o Governo do Estado. Na época falávamos num montante de R$ 500 mil e Deus abençoou tanto esse projeto, que o Geraldo garantiu o dobro dos investimentos”, destacou.

O presidente da AAGD, Francisco Sobrinho de Brito, lembrou da dificuldade que teve no diagnóstico e tratamento do filho com autismo, o que fez com que ele fundasse a Associação, formada por voluntários. “A luta não foi fácil, mas hoje começamos a realizar um sonho. Hoje o choro é de felicidade”, disse.

João Gabriel Sales, de 10 anos, é autista e atendido pela AAGD. Lembrou que o diagnóstico e tratamento eram muito difícil antes da Associação. “Eu saia as 3h da manhã de casa toda a semana para ir para Campo Grande porque Dourados não tinha. O início da construção da sede própria da Associação é um marco na minha vida, graças ao nosso padrinho da AAGD, Geraldo Resende. Até aqui Deus nos ajudou e estamos muito felizes”, comemorou.

Deputado Geraldo Resende, autoridades e pais de crianças com autismo durante visita no canteiro de obras

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights