20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Confira o artigo de Ademir Baena: A Voz e a Vez da Criança

- Publicidade -

30/10/2017 08h37 – Por: Ademir Baena*

Quase nenhum espaço é dado à discussão sobre a voz, sua importância e suas alterações, principalmente quando se trata do processo de desenvolvimento da voz da criança, particularmente sobre a Disfonia Infantil.

A voz é uma das características mais individualizadas do ser humano, e qualquer desvio no comportamento vocal é facilmente identificado pelo ouvinte.

O desenvolvimento da voz acompanha e representa o desenvolvimento do indivíduo, tanto do ponto de vista físico como do psicológico e social.

Oportuno, comentarmos sobre um assunto muito pouco divulgado, muito pouco conhecido, a VOZ da criança.

A voz é uma produção sonora emocional, expressa nossos sentimentos, nossos anseios, nossas emoções, revela saúde e outras características. É uma das extensões mais fortes da nossa personalidade.

Percebo no dia a dia do atendimento clinico fonoaudiológico, que raramente a criança chega ao consultório com a queixa de alteração da voz; grande porcentagem, acredito, que por volta de 90%, apresenta a queixa principal como alteração na fala.

A exigência que hoje existe e, em escala maior do mundo moderno, o crescente aumento à competição e o estresse que a criança vem sofrendo no seu dia-a-dia, seja nas mais variadas atividades, principalmente a pedagógica, tem sido vistas como causas importantes no aumento da incidência de DISFONIA INFANTIL (distúrbios vocais).

Pais, educadores, pediatras, dão pouca importância às alterações vocais na infância, o que faz com que a incidência da DISFONIA (Distúrbios Vocais) na população pediátrica seja ainda controversa na literatura. As alterações da fala chamam mais a atenção e é uma preocupação de todos, enquanto as alterações na Voz não representam preocupação, mas deveria, pois ela pode interferir no comportamento social, emocional, comprometendo também o desenvolvimento pedagógico e, uma criança que arrasta um problema vocal para a idade adulta, tem chances de escolha profissional mais reduzida.

Estudos epidemiológicos realizados em escolas, referem uma incidência entre 6 e 23%, dependendo da localização da escola, aspectos variados e de uma série enorme de considerações metodológicas. Constata-se que 70% das crianças que são roucas, apresentam nódulo vocal, o pico de incidência ocorre em 5 e 10 anos de idade, sem diferença quanto ao sexo, embora se observe uma maior tendência no sexo masculino, provavelmente pela exigência social de um comportamento mais agressivo nesse sexo. Os fatores causais são diversos, podemos citar hábitos inadequados, fatores ambientais, físicos e psicológicos, estrutura de personalidade, inadaptação fônica e fatores alérgicos, entre outros.

A DISFONIA INFANTIL tem se constituído em um desafio para médicos e fonoaudiólogos, tanto no que se refere ao diagnóstico quanto ao processo terapêutico. A pesquisa que tem por objetivo o conhecimento da produção da voz normal e os avanços tecnológicos, que resultaram na utilização de fibras óticas para a visualização da laringe infantil, tem permitido compreender de forma mais plena, tanto a anatomia como a fisiologia desse órgão infantil, que sabidamente não se constitui em uma “laringe adulta” em miniatura.

Esses exames têm permitido precisar o diagnóstico e planejar um atendimento á criança com alteração vocal.

É importante não só se preocupar com a criança que apresente dificuldades para falar, mas também com as crianças que apresentem um quadro de DISFONIA. É necessário conhecer, estar atento, é preciso diante de sintomas como uma rouquidão mais freqüente, “veias” saltadas do pescoço, esforço vocal, que todos aqueles que têm contato mais próximo com a criança, a encaminhe ao médico otorrinolaringologista ou procure o fonoaudiólogo, que são os profissionais aptos a conduzirem orientações e o tratamento adequado dos distúrbios vocais.

Diante disso, o autoconhecimento vocal ganha importância, assim como adquirir comportamentos que levem ao uso correto e a preservação da voz pela criança.

A VOZ é um meio essencial de comunicação e um Instrumento precioso de trabalho, portanto merece uma atenção e carinhos especiais.

*Fonoaudiólogo, especialista em voz

Fonoaudiólogo Ademir Baena

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-