30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Congresso vai formar voluntários em Dourados

- Publicidade -

22/01/2019 17h17 – Por: Flávio Verão

A semana do Carnaval para muitas pessoas é sinônimo de viagem, festa, enquanto para outros será de formação para voluntariado. E isso acontecerá em Dourados entre os dias 2 a 5 de março. Trata-se da Concafras (Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza).

O evento, direcionado a qualquer pessoa, será realizado nas dependências da Cidade Universitária – UEMS e UFGD – e a expectativa é a de receber cerca de dois mil participantes de Dourados e cidades da região, além de estados do sul do país. Caravanas da Bolívia, Paraguai e Argentina confirmaram presença.

A 63ª edição da Concafras será realizada simultaneamente em Boa Vista (RR), Lucas do Rio Verde (MT), Piranhas (AL) e São Carlos (SP). Vitor Rojas é um dos coordenadores do encontro em Dourados. Morador em Campo Grande, ele conta que participou de edição no ano de 1993, em Minas Gerais. A partir daí o voluntarismo passou a falar mais alto.

No ano seguinte, com o apoio de amigos voluntários, passou a desenvolver atividades com crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, no bairro Los Angeles, um dos mais carentes em Campo Grande. Ganharam terreno, construíram escola e creche e de lá para cá desenvolvem o projeto conhecido como “Obras Sociais Anália Franco”, atendendo, hoje, cerca de 400 crianças e jovens de 1 a 17 anos.

Maior evento de voluntarismo do mundo, a Concafras, segundo Vitor Rojas, tem o poder de despertar nas pessoas a capacidade de ajudar o próximo. “E o Congresso tem a missão de multiplicar voluntários pelo mundo. Agora chegou a vez de Dourados”, disse durante visita de divulgação do evento no Dourados Agora.

A programação é ampla e atende desde bebês a adultos. Enquanto os pais participam de uma atividade de formação, por exemplo, os filhos têm a oportunidade de estarem sendo cuidados e até desenvolvendo ações, dependendo da idade, dentro da Concafras.

A programação contempla mais de 50 cursos teórico-práticos, além de música, confraternização, troca de experiências e dinâmicas. Embora o evento é uma promoção social Espírita, a participação é aberta para qualquer pessoa, independente da opção religiosa. Muitos dos temas abordados agregam participantes de diferentes religiões como a prevenção ao suicídio, a conscientização contra o aborto e o combate à depressão e ao uso de drogas.

Pela manhã, as atividades serão voltadas à parte teórica e à tarde os participantes vão desenvolver na prática as ações de voluntarismo. As promoções sociais acontecerão no Lar do Idoso, Estrela Porã, Estrela Hori, Casa da Prece (Vila Cachoeirinha), Praça Antônio João e no Parque dos Ipês. Dê ônibus, um grupo ainda fará ações em Pedro Juan Cabalero, no Paraguai.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.concafras.com e o investimento é R$ 144 para adultos e R$ 72 para crianças até 11 anos. O valor dá direito a café, almoço e janta a todos os dias do evento, além de um livro do Congresso.

Organizadores da Congrafas Humberto Luiz, Munir Hajj e Vitor Rojas durante visita no Dourados Agora

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-