16.7 C
Dourados
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Conheça os novos secretários do Estado

- Publicidade -

O governador André Puccinelli dá posse amanhã (1º de janeiro), a 16 secretários de Estado e presidentes de Fundações. O ato solene acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, a partir das 10 horas. Mais cedo, às 9 horas, André e Simone Tebet serão empossados como governador e vice-governadora de Mato Grosso do Sul, em sessão especial na Assembleia Legislativa.

A cerimônia terá os atos formais de execução do Hino do Estado e assinaturas dos termos de posse, e apresentações culturais de música.

Os secretários das 12 pastas tomarão posse. A maioria já integra a atual equipe administrativa do primeiro mandato do governador André Puccinelli:

Secretaria de Governo: Osmar Domingues Jeronymo; Secretaria de Fazenda: Mário Sérgio Maciel Lorenzetto; Secretaria de Administração: Thie Iguchi Viegas dos Santos; Secretaria do Meio Ambiente, do Planejamento, e da Ciência e Tecnologia: Carlos Alberto Negreiros Said Menezes; Secretaria de Obras Públicas e de Transportes: Wilson Cabral Tavares; Secretaria de Habitação e das Cidades: Carlos Eduardo Xavier Marun; Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo: Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; Secretaria de Trabalho e Assistência Social: Tânia Mara Garib; Secretaria de Educação: Maria Nilene Badeca; Secretaria de Saúde: Beatriz Figueiredo Dobashi; Secretaria de Justiça e Segurança Pública: Wantuir Francisco Brasil Jacini; Secretaria de Gestão de Recursos Humanos: Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari.

Serão também empossados os diretores-presidentes de quatro Fundações, uma ligada à Secretara de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, uma vinculada à Secretaria de Administração, e duas à Secretaria de Governo. Na Fundação de Turismo, Nilde Clara de Souza Benites Brun será novamente a titular. Na Fundação Escola de Governo, o atual titular Édio de Souza Viegas volta a assumir. A Fundação de Cultura terá mais uma vez na presidência Américo Ferreira Calheiros, e a Fundação de Desporto e Lazer, Julio César Komiyama.

Após a oficialização dos secretários nos cargos, a vice-governadora Simone Tebet e o governador André Puccinelli farão pronunciamentos.

Perfil dos secretários

A equipe que será confirmada no dia 1º de janeiro no secretariado do segundo mandato do governador André Puccinelli é formada por profissionais com experiência na área em que atuam e na administração pública. Com exceção da titular da Secretaria de Gestão de Recursos Humanos, pasta criada com a transformação da Empresa de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio, os demais secretários e presidentes das fundações já atuaram no comando das pastas durante o primeiro governo de André.

Secretaria de Estado de Governo (Segov)

Osmar Domingues Jerônymo é economista. Foi assessor especial da Casa Civil no Governo Wilson Martins, secretário de Governo nas duas gestões de André Puccinelli na prefeitura Municipal de Campo Grande e durante parte do primeiro mandato do prefeito Nelson Trad Filho. Desde 2007 exerce a função de secretário de Estado de Governo e diretor presidente da Rádio Educativa e TV Brasil Pantanal.

Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz)

Mário Sérgio Maciel Lorenzetto é bioquímico e bacharel em História. Foi secretário de Planejamento e Finanças da prefeitura de Campo Grande na administração de André Puccinelli, em dois mandatos, e secretário da Receita na gestão do prefeito Nelsinho Trad Filho. Atualmente exerce o cargo de secretário de Fazenda do Estado e foi mantido pelo governador reeleito.

Secretaria de Estado de Administração (SAD)

Thie Higuchi Viegas dos Santos é professora universitária e pós-graduada em Metodologia de Ensino Superior. Foi secretária de Administração de Campo Grande nas duas gestões de André Puccinelli e coordenadora especial de Gestão e Monitoramento de Recursos Humanos na administração do prefeito Nelson Trad Filho. Atualmente é secretária de Estado de Administração, cargo que exerce desde 2007, tendo sido mantida.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac)

Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes é engenheiro civil, consultor de engenharia para grandes obras nos setores de transporte (rodovias, ferrovias e terminais); saneamento básico, barragens e sistemas urbanos. Foi secretário de Serviços e Obras Públicas da prefeitura de Campo Grande e secretário de Obras do Estado. É titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) desde o início da primeira gestão do governador André Puccinelli. Foi mantido no cargo.

Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes (Seop)

Wilson Cabral Tavares nasceu em Campo Grande, onde se formou em engenharia civil. Ingressou na prefeitura de Campo Grande, em 1980, como engenheiro. Foi diretor executivo da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas (Sesop) e secretário de Governo no município na atual gestão. No governo estadual foi diretor-executivo e diretor-presidente da Agesul. É presidente do Conselho de Administração da Sanesul.Assumiu a Secretaria Obras Públicas, com o afastamento de Edson Giroto.

Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac)

Carlos Eduardo Xavier Marun é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, formado em engenheira civil e Direito. Foi titular da Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários e diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (EMHA). Em 2005 foi eleito vereador em Campo Grande e em 2006 deputado estadual, sendo reeleito 2010. Licenciou-se para assumir a Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades, no primeiro mandato do governador André Puccinelli. Atualmente exerce o cargo, onde foi mantido.

Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur).

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Participou da diretoria da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), Associação dos Criadores (Acrissul), Sindicato Rural entre outros. Foi superintendente do Senar e da Fundação Nacional para o Desenvolvimento Rural no Estado. É vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e titular do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS.

Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas)

Tânia Mara Garib nasceu em Regente Feijó, São Paulo. É cirurgiã-dentista, formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com especialização em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Odontopediatria pela USP. Foi Secretária Municipal de Bem-Estar Social de Campo Grande. Presidente e fundadora do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social.

Secretaria de Estado de Educação (SED)

Maria Nilene Badeca da Costa é pedagoga com especialização em Gestão Educacional. Foi professora, coordenadora de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado, delegada do Ministério de Educação e Cultura em Mato Grosso do Sul, conselheira Estadual de Educação e secretária municipal de Educação de Campo Grande. É titular da Secretaria de Educação do Estado desde o início da atual gestão do governo estadual, sendo mantida no cargo.

Secretaria de Estado de Saúde (SES)

A Médica Sanitarista Beatriz Figueiredo Dobashi foi coordenadora regional da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul e secretária Municipal de Saúde de Campo Grande durante a administração de André Puccinelli. Atualmente é secretária de Saúde do Estado e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Foi mantida como titular da Secretaria de Saúde.

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Wantuir Francisco Brasil Jacini é natural de São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Entrou para a Polícia Federal em 1976 e durante mais de 30 anos dedicou-se à carreira. Na instituição, ocupou cargos de coordenador regional no Rio de Janeiro, superintendente regional em Mato Grosso do Sul por duas vezes; Coordenador- geral de Segurança Privada em Brasília. Foi presidente da Convenção Internacional de Combate às Drogas (Idec) do Cone Sul, que abrange que abrange seis países da América do Sul.

Secretaria de Gestão de Recursos Humanos

Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari é formada em Educação Física e pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Exerceu os cargos de chefe da Divisão de Despesa de Pessoal e diretora do Departamento de Administração de Pessoal da Secretaria Municipal de Administração de Campo Grande entre outras funções no executivo municipal e estadual. Desde o início do atual governo é diretora-presidente da Empresa de Gestão de Recursos Humanos e Patrimônio.

Fundação de Cultura (FCMS)

Américo Ferreira Calheiros nasceu em Goiana, Pernanbuco, foi professor por mais de 20 anos. É escritor e teatrólogo, formado em letras pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia Ciência e Letras de Campo Grande. Presidiu o Conselho Municipal de Cultura. Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura por 10 anos. Exerce a presidência da Fundação de Cultura do Estado e do Conselho Estadual de Cultura.

Fundação do Desporto e Lazer (Fundesporte)

Julio César Komiyama é natural de Campo Grande. Coronel da Polícia Militar na reserva, é professor de Educação Física, formado pela Escola de Educação Física do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro. Possui pós-graduação, realizada naquele estado, em Medicina e Administração Desportiva; especialista em voleibol, futebol e atletismo. Participou do Curso Superior de Polícia na Uniderp, em Campo Grande.

Fundação de Turismo (Fundtur)

Nilde Clara de Souza Benites Brun nasceu em Dourados. Formou-se em Ciências Econômicas e fez pós-graduação em Administração em Turismo e Hotelaria. Foi consultora do Sebrae, superintendente de Turismo e diretora-presidente da Fundação de Turismo do Estado. Atualmente é presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov)

Édio de Souza Viegas – Graduado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB;- MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades; foi secretário adjunto de administração no primeiro mandato do governador André Puccinelli; diretor presidente da Escola de Governo de mato grosso do Sul e diretor presidente da empresa liquidante da extinta Agrosul – Empresa de serviços Agropecuários de Mato Grosso do Sul.

Foto: Noticiasms

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights