27.4 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Conselho debate a segurança alimentar em Dourados

- Publicidade -

Conselho debate plano de segurança alimentar em Dourados

15/05/2018 15h26 – Por: Flávio Verão

Seminário e audiência pública que serão realizados nesta quarta e quinta-feira em Dourados servirão para dar início a um projeto de criação do Plano de Segurança Familiar e Nutricional no município.

O evento nesta quarta (16) será no bloco 10 da Unigran, às 8h, e tratará sobre os avanços, desafios e perspectivas para o futuro. Trata-se de uma proposição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional– Comsea Dourados.

A Presidente do Conselho, Verônica Gronau Luz, diz que a partir dos dois eventos será possível iniciar um diagnóstico da questão alimentar e nutricional em Dourados, para poder estabelecer metas e buscar melhorias.

Já existe um plano de segurança alimentar e nutricional no âmbito nacional e estadual. Dourados está sendo pioneiro em Mato Grosso do Sul na criação do plano, que deve ficar pronto em um ano.

“Criando o plano podemos definir quem serão os agentes responsáveis a atuar na melhoria da segurança alimentar e nutricional e também teremos condições de cobrar ações efetivas”, explica Verônica Gronau Luz, que também é professora na UFGD.

Durante o seminário nesta quarta haverá a participação de membros das secretarias municipais de saúde, agricultura familiar, assistência social e educação. Cada uma delas apontará os trabalhos que vem sendo realizados no município, na área de segurança alimentar e nutricional.

A partir daí será possível iniciar um ‘raio-X’ de Dourados. Relatórios nacionais trazem informações sobre o município, precisamente relacionado aos povos indígenas. Mas há uma carência de informação, segundo Verônica, sobre a área urbana e rural da cidade.

“Queremos saber quais as dificuldades e desafios da segurança alimentar e nutricional, pois a partir daí será possível elaborar estratégias”, explica a nutricionista. Assim como o plano nacional, o trabalho a ser realizado em Dourados será objetivo. Mostrará a realidade do município, apontará o que precisa ser realizado e quem deverá executar as atividades.

A proposta do plano tem duração de três a quatro anos e durante esse período são discutidos como vem sendo desenvolvido na prática, de forma a medir os avanços.

Verônica chama a atenção sobre o retorno do Brasil ao mapa da fome, da ONU – Organização das Nações Unidas. Depois de muitos anos, o País volta a registrar problemas na alimentação por causa do desemprego e de cortes nos programas como Bolsa Família e de Aquisição de Alimentos. “Isso é preocupante e tem atingido inúmeras cidades”, diz a nutricionista.

Audiência

Também com o tema (IN) Segurança Nutricional e Alimentar de Dourados, a audiência pública será realizada na quinta-feira (17), às 19h, na Câmara de Vereadores. A proposição é do vereador Elias Ishy (PT).

Haverá mesa de debates com participação do procurador da república em Dourados, Marco Antonio Delfino de Almeida; o deputado estadual João Grandão (PT), da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional; o coordenador da Funai em Dourados, Fernando de Souza; e Verônica Gronau Luz, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Dourados,  Verônica Gronau LuzFoto: Ariadne Bianchi

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights