25.6 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Corrida Vida Sem Drogas arrecada alimentos para as 8 comunidades terapêuticas

- Publicidade -

Corrida Vida Sem Drogas arrecada 600 quilos de alimentos para as 8 comunidades terapêuticas de Dourados

Interessados em obter ajuda para vencer a dependência orientação familiar sobre o uso de drogas, pode procurar o Comad, na Casa dos Conselhos à Rua João Rosa Góes com a Joaquim Teixeira Alves, na sede da antiga prefeitura

25/09/2018 08h31 – Por: Maria Lucia Tolouei

A 1ª Corrida e Caminhada “Vida Sem Drogas” arrecadou 600 quilos de alimentos, que foram entregues ontem para oito comunidades terapêuticas que atendem quase 200 dependentes químicos em Dourados.

O evento, realizado pelo Conselho Municipal sobre Drogas (Comad) com o apoio do Grupo Run 4 Fan e Fundação Municipal de Esportes, levou 400 atletas para correr cinco quilômetros, da Praça Antônio João à Coronel Ponciano, ida e volta, na disputa pelos troféus.

De acordo com a presidente do Comad, a assistente social Talita Rolim, a prova integra a pauta da Campanha Setembro Amarelo de preservação da vida e prevenção ao suicídio, por incentivar práticas saudáveis, reforçando que a atividade física é um prazer seguro.

Por outro lado, segundo a assistente social, quem assume o estilo de vida de uso de drogas, lícitas (álcool) e ilícitas está gradativamente tirando a própria vida

Segundo Talita, no dia a dia, o uso inconsciente de cigarros, narguile, álcool entre outras drogas, como fuga para lidar com as dificuldades da vida, pode levar à dependência, entre outros impactos à saúde com efeitos colaterais severos, com a interrupção de projetos de vida, rompimento de vínculos familiares e de trabalho, ingresso no mundo do crime, morte precoce e o suicídio.

Talita lembra que até o narquile, aparentemente inofensivo, acarreta danos físicos e mentais, afetando a cognição. “Uma hora fumando narguile de forma coletiva equivale a 100 cigarros; e ‘ninguém’ fuma tantos por dia. Portanto as consequências são bem maiores”, diz.

Acolhimento

Dourados não dispõe de instituições para acolhimento e tratamento de mulheres e adolescentes dependentes químicos. Neste caso, as famílias são obrigadas a arcar com altos custos para prover a devida atenção aos parentes. No resto do Estado, o problema é o mesmo. “Não tem suporte para este público”, diz Talita.

Serviço

Interessados em obter ajuda para vencer a dependência orientação familiar sobre o uso de drogas, pode procurar o Comad, na Casa dos Conselhos à Rua João Rosa Góes com a Joaquim Teixeira Alves, na sede da antiga prefeitura.

Comunidades Terapêuticas

Os mais de 600 quilos de alimentos arrecadados com a doação dos atletas, foram destinados para a Casa de Reabilitação Novo Olhar, Casa da Esperança, Comunidade Peniel, Bom Samaritano, Jeová Jiré, Horebe, João Maria Vianei e Cerda. Endereços e contatos destas comunidades, podem ser obtidos no Blog – clique aqui

Comad e parceiros na campanha que beneficiou as oito comunidades terapêuticas de Douradosfoto - Marcos Ribeiro

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-