24.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Emmmanuel Marinho lança nesta terça ‘Margem de Papel’

- Publicidade -

28/05/2018 14h17 – Por: Flávio Verão

O poeta Emmanuel Marinho fará nesta terça-feira (29) o lançamento da segunda edição do livro ‘Margem de papel’. A primeira edição do livro, em 1994, encontrava-se esgotada há muito tempo. O lançamento será às 19 horas, na livraria Canto das Letras, em Dourados.

Desde 2016, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) colocou, em sua lista de leituras recomendadas para os vestibulares, as obras de Emmanuel Marinho. No vestibular daquele ano o livro indicado foi ‘Cantos da terra’. Em 2017 foi a obra ‘Satilírico’ e agora, em 2018, ‘Margem de papel’ será objeto de questões da prova de Literatura.

Para atender à grande demanda gerada entre essa geração de jovens vestibulandos, professores de cursos preparatórios e colégios de todo o país, o poeta, por meio de sua editora Bazar de Poesia, providenciou a segunda edição, cujas etapas acompanhou pessoalmente – outra marca original de suas obras, que são elaboradas quase artesanalmente e concebidas integralmente pelo autor. Da capa ao tipo de papel, das fontes das letras às disposições das páginas, tudo é trabalho do poeta.

A segunda edição estará nas livrarias do país a partir desta terça-feira, ao lado das obras também recomendadas para os vestibulares da UFGD: ‘A Retirada da Laguna’, de Visconde de Taunay; ‘Livro sobre nada’, de Manoel de Barros; ‘A Volta ao dia em 80 Mundos’, de Júlio Cortázar; e ‘Vidas secas’, de Graciliano Ramos.

A inclusão da obra do poeta Emmanuel nessa lista de grandes nomes da literatura universal é altamente significativa para um artista do interior de Mato Grosso do Sul e vem coroar de êxito a trajetória de um dos poetas mais aplaudidos e admirados pelo público de inúmeros lugares onde se apresenta, no Brasil e no mundo.

Segundo a semioticista e crítica de arte, Rita Pacheco Limberti, Margem de Papel é a obra-símbolo do Poeta Emmanuel. Autor de uma literatura extremamente engajada,sempre tratou das ironias conjunturais, das assimetrias sociais, das minorias marginais. “Sobretudo neste livro, seus poemas são como aqueles escritos que se encontram em margens de papel: não tiveram lugar no corpo do texto, foram suprimidos, calados, mas não puderam deixar de ser ditos”, declarou a semioticista.

Publicado uma única vez em 1994, Rita Pacheco Limberti ainda diz que os emblemáticos poemas de Emmanuel Marinho vararam os anos ecoando nas inúmeras performances e espetáculos do Poeta, muitos deles tornados ícones da poesia emmanuelina, como Genocíndio (Tem pão velho?) e o célebre haikai Poesia não compra sapato.

A primeira edição, foi feita praticamente à mão: papel artesanal, páginas multicoloridas, aquela edição possui a marca do tempo do poeta. Esta segunda edição possui a marca do tempo da própria obra: destinada à leitura de milhares de vestibulandos e do grande público, ganha concepção gráfica do talentoso designer Lula Ricardi, que, com um traço bastante contemporâneo, mantém, nas cores, a linguagem artesanal do poeta, enquanto nas formas preserva o traço eloquente de um discurso que já não cabe só na margem do papel.

Serviço:

Lançamento dia 29 de maio de 2018
Horário: 19 horas
Local: Livraria CANTO DAS LETRAS
Av. Weimar Torres,2440 – Centro – Dourados – MS

Emmmanuel Marinho lança nesta terça ‘Margem de Papel’

Poeta Emmanuel MarinhoFoto: Punto Aureo Estudio

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights