22.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Escola Avani prepara pequenos leitores e grandes escritores

- Publicidade -

02/09/2018 10h24 – Por: Maria Lucia Tolouei

A Escola Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer, no Jardim Flórida, prepara estudantes leitores para desenvolver habilidades para a produção de textos. O projeto, lançado no início de 2018, envolve cinco turmas; cerca de 150 estudantes dos anos iniciais.

“Foi inspirado na obra de Robson Rocha, autor de literatura infantil, e começou com a leitura do “O Segredo do Peixe Invisível”, diz a pedagoga que coordena o Projeto Pequenos Leitores e Grandes Escritores”, a indígena da etnia Guarani Nhandeva, douradense Christiane de Queiróz Aedo de Souza. Segundo a especialista em Educação Escolar Indígena, o objetivo é preparar os estudantes para desenvolver ferramentas para a leitura e escrita eficientes, a fim de tornarem-se atores sociais.

O projeto acontece em parceria com a Biblioteca do Sesi em Dourados, segue até o fim deste período letivo e encerra com a participação do escritor mineiro que mora em Tangará da Serra (MT), formado no curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que leciona no mesmo curso da Unemat. Ele publicou 36 livros infanto-juvenis e já atingiu, em 2009, a marca de mais de um milhão de exemplares vendidos ao redor do País.

O encontro entre estudantes e o escritor está marcado para 25 de setembro na Escola Avani. A preparação para este evento vem ocorrendo frequentemente e, no início da semana, os estudantes tiveram um encontro com a ex-professora Loreni Giordani, que incentivou o autor. Ela esteve na escola em companhia da neta Elisa, de 4 anos, leitora e fã de Robson Rocha. Loreni, que também advogada, reside em Dourados.

Christiane explica que a participação de Loreni neste projeto tem como foco a valorização do professor. “É preciso que as crianças saibam o quanto é importante o papel do educador na vida deles”, finaliza Christiane, que também atua como orientadora na Ação Saberes Indígenas na UFGD/Faind e Escola Agostinho, Aldeia Bororó.

  Loreni Giordani em conversa com estudantes e professores. (foto -Christiane Aedo)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights