12.3 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Escola Nelson de Araújo comemora cinquentenário

- Publicidade -

Escola Nelson de Araújo comemora cinquentenário de serviços à educação

Com 295 estudantes em dois turnos e 38 educadores, a instituição é referência no município e resto do Estado

15/10/2018 07h04 – Por: Maria Lucia Tolouei

A Escola Estadual Rotary Doutor Nelson de Araújo completa 50 anos de serviços à educação em Dourados. Com 295 estudantes em dois turnos e 38 educadores, a instituição é referência no município e resto do Estado. Um legado que merece distinção, neste Dia do Professor.

A escola, fundada para atender crianças abrigadas no Lar Santa Rita, foi construída em terreno doado pela Família Vardasca ao Rotary Clube Dourados, que depois entregou o imóvel com benfeitorias e todo acervo ao Estado. A contrapartida é que a unidade escolar seja, sempre, utilizada para atender as crianças sem qualquer taxa ou mensalidade e que se mantenha o nome do patrono.

De acordo com a diretora Marinei Cristina Suguiura Mendes, nas últimas cinco décadas, a instituição esteve muitas vezes na lista para “fechar” pois, pela legislação vigente, a Educação Infantil e Ensino Fundamental, anos iniciais, é responsabilidade do Município e, ao Estado, cabe o Ensino Fundamental anos finais, Ensino Médio e Técnico.

“Mas, contrariando as expectativas, desde que passou a participar das avaliações de larga escala, aplicadas pelo MEC, vem apresentando resultados crescentes, ultrapassando a meta estabelecida para 2021 e ocupando o lugar de destaque no Estado com a nota do IDEB de 7,4 (2015)”, observa a diretora.

A escola, que atende em espaço revitalizado, venceu todas as dificuldades até chegar aos 50 anos e foi contemplada com o Projeto UCA: um computador por aluno, investimentos em tecnologia educacional e, recentemente, recebeu o Diploma de Cinquentenário da Câmara de Dourados, através de proposta do vereador Elias Ishy,

Outra vitória, segundo Marinei Cristina, é a política da inclusão que vai muito além de aceitar a matrícula da criança com necessidades educacionais especiais. “É dar oportunidade para que ela de fato seja aceita pelo grupo, é dar oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem, é possibilitar o término desse curso. Para tanto, precisamos de políticas públicas que garantam o atendimento com professores especialistas e o atendimento para além da escola”, explica.

A Escola Nelson de Araújo atende sete estudantes da Educação Especial, três com altas habilidades e mais 40 com outras especificidades. “Não é uma missão fácil, os casos exitosos se deram graças à parceria da família com a escola”, comemora a diretora.

História

A escola criada para as crianças do Lar Santa Rita iniciou atividades em 1967 com o reforço escolar e, em 1968, passou a funcionar como estabelecimento de ensino. Em 1974, foi reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação e recebeu o nome de Escola Municipal de 1º Grau Rotary Dr. Nelson de Araújo. Em 1985 foi incorporada ao Estado. Em 1992, o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento da Educação Pré-Escolar.

Em 1997, com as mudanças na Educação, deixou de oferecer o pré-escolar e o atendimento ficou apenas para o Ensino Fundamental, passando a chamar Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo em homenagem ao médico que veio para atender na Missão Evangélica Caiuá, em 1934, atendeu à comunidade indígena, foi prefeito de Dourados (1951 a 1955) e morreu em 1966.

Serviço

Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo: Rua Ciro Melo 2677, Vila Planalto, Dourados. Telefones: 3421-0167 e 3424-4495. Na internet: blogdonelsinhodearaujo.blogspot.com.br

Ex e atuais funcionários reunidos dia 28 de setembro para confraternizar e prestar homenagens aos servidores aposentados, autoridades, Rotary Clube e Lar Santa Rita

Estudantes da Escola Nelson de Araújo celebram o cinquentenário

Instituição foi criada em 1967 para atender crianças do Lar Sta Rita

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights