20.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Escritor Robson Rocha comanda roda de leitura na Escola Avani, nesta terça

- Publicidade -

Escritor Robson Rocha comanda roda de leitura na Escola Avani, nesta terça

Ele publicou 36 livros infanto-juvenis e já atingiu, em 2009, a marca de mais de um milhão de exemplares vendidos ao redor do País

24/09/2018 06h39 – Por: Maria Lucia Tolouei

O escritor de literatura infantil, Robson Rocha, tem encontro marcado nesta terça-feira, 25 de setembro, com estudantes, pais e educadores da Escola Avani Cargnelutti Fehlauer, no Jardim Flórida, em Dourados.
A conversa com o consagrado autor de livros infantis fecha com chave de ouro o “Projeto Pequenos Leitores e Grandes Escritores”, que começou no início deste ano letivo junto a cinco turmas, com cerca de 150 estudantes das séries iniciais da escola do Jardim Flórida.

De acordo com a professora indígena da etnia Guarani Nhandeva, a douradense Christiane de Queiróz Aedo de Souza, que também atua como orientadora na Ação Saberes Indígenas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/Faind) e na Agostinho, o Projeto Pequenos Leitores e Grandes Escritores começou com a leitura do livro O Segredo do Peixe Invisível, obra ‘de ouro’ de Robson Rocha.
Segundo a especialista em Educação Escolar Indígena, ao longo deste ano, as ações realizadas na Avani ajudaram os estudantes a desenvolver ferramentas para a leitura e escrita eficientes. O projeto acontece em parceria com a Biblioteca do Sesi em Dourados.

Entre as diversas frentes de trabalho com a leitura e produção de textos, este ano, os estudantes tiveram um encontro com a ex-professora Loreni Giordani, que incentivou o então estudante Robson Rocha.

O escritor mineiro, formado no curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) reside em Tangará da Serra (MT), onde leciona no mesmo curso da Unemat. Ele publicou 36 livros infanto-juvenis e já atingiu, em 2009, a marca de mais de um milhão de exemplares vendidos ao redor do País.

Em entrevista ao DouradosAgora, Robson conta que dois fatores influenciaram sua carreira nas Letras. Em 1991, ele era professor alfabetizador em escola de zona rural de Amambai e, à época, não havia livros de histórias para as crianças nem tampouco uma biblioteca. Para compensar, ele passou à contação que eram reproduzidas, aula a aula, oralmente.

Ao mesmo tempo, estudante de Magistério, Robson e equipe foram encarregados de transformar uma história em teatro de fantoches. Ele escreveu O Ataque das Cáries – eleita a melhor de todas, pelas crianças. Com o sucesso da primeira obra, Robson foi instigado a buscar profissionalizar a arte. Começou a escrever todas as histórias que havia mentalizado e contado em sala de aula e publicou, de uma só vez, uma coleção de 12 livros com tiragem inicial de 120 mil exemplares, pela Editora Fapi.

Obras

Entre as obras estão, O Lápis Mágico (1997), A Formiguinha Ritinha, O Ratinho Preguiçoso, A Minhoquinha Vermelhinha, O Hóspede do Barnabé, A Descoberta do Caracol, O Destino do Pingo, Deu a Louca na Floresta, A Sorte do Papagaio, Coração de Pedra, O Mistério da Cobra do Céu, Agadoisó, A Árvore que Chorou, A Anta, Gogó, Medo do Escuro, O Espião, Buraco Sem Fundo, O Casamento do Lápis Mágico, Sonho de Lata, O Pirata do Pantanal e o Segredo do Peixe Invisível que inspirou o trabalho de leitura na Escola Avani, em Dourados.

Robson também escreveu histórias para campanhas contra a Dengue: O Contra-Ataque (2009), Segurança: Olha o Perigo (2009) e Saúde Bucal: O Ataque das Cáries (2010).
Em Literatura Infantil, o escritor formado na UEMS, assina A Cola do Século (2001), Eles Estavam Errados, A Última Surra, Escola: é proibido pensar (2002) e Os Katrais (2001).

Tem ainda as obras poéticas, como Lágrima de Medo (2000) e Depois de Você (2009). Um livro de Robson é paradidático: Melhore sua Interpretação de Textos (2009). E, ainda, para colorir: O Lápis Mágico, O Ratinho Preguiçoso, O Ataque das Cáries, A Formiguinha Ritinha e O Buraco sem Fundo.

Projeto da Avani começou com a leitura do

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights