18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Experimento de douradense capta frequência de satélites

- Publicidade -

Acadêmico da Faculdade do Senai de Dourados faz experimento que capta frequência de satélites

Adauto Miyai explica que as informações obtidas são o primeiro passo para se captar e interpretar os sinais de nano satélites que observam o globo terrestre e, dessa forma, aprimorar o equipamento com softwares cada vez mais avançados para montar uma estação de monitoramento de mais satélites

04/12/2018 08h47 – DouradosAgora

Apenas um mês após iniciar o projeto de iniciação científica para o desenvolvimento de um projeto de estação terrestre de monitoramento de nano satélites, o acadêmico Adauto Miyai, do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial, oferecido pela Faculdade do Senai de Dourados, montou um experimento capaz de monitorar o exato momento da passagem do satélite meteorológico norte-americano NOAA-18 (National Oceanic Atmospheric Administration) sobre a região, captando índices pluviométricos e distribuição de temperatura.

Adauto Miyai explica que as informações obtidas são o primeiro passo para se captar e interpretar os sinais de nano satélites que observam o globo terrestre e, dessa forma, aprimorar o equipamento com softwares cada vez mais avançados para montar uma estação de monitoramento de mais satélites. “A superfície da Terra está repleta de pequenos satélites e muitos apresentam alta resolução de imagens. Com isso, é possível conseguir visualizar a movimentação de toda a superfície terrestre, utilizando essa tecnologia para monitoramento de frotas, de estacionamentos, de áreas de plantio ou ainda monitoramento do clima e tempo em regiões específicas, além de realizar georreferenciamentos”, detalhou.

Segundo o acadêmico da Faculdade do Senai de Dourados, conseguir montar a antena em tão pouco tempo foi uma conquista significativa. “Estou muito satisfeito com meu desempenho e com todo o apoio que tenho recebido do Senai. Nesse primeiro momento utilizei uma antena com frequência menor, mas a ideia é utilizar frequências maiores para captar outros satélites. Esse início do projeto provou que é possível montar uma estrutura de monitoramento com poucos recursos”, completou.

Profissionais mais capacitados

O gerente do Senai de Dourados, Gilberto Evidio Schaedler, destacou que a instituição vem se desafiando a cada dia para formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho. “Para isso, investimos em conhecimento para trazer a inovação em nossos itinerários formativos. Como esse projeto em especial, estamos conseguindo promover desafios aos nossos discentes na área tecnológica, permitindo acesso a pesquisas inovadoras para a nossa realidade e formando profissionais diferenciados e competitivos em suas ações no mercado, capazes de desenvolver novas soluções as demandas da indústria”, afirmou.

Já o coordenador do curso superior de Tecnólogo em Automação Industrial, Guilherme Marra, a iniciação científica é crucial no desenvolvimento dos estudantes. “Ela dá visão prática de ferramentas de uso cotidiano na indústria e ainda prepara e dá confiança ao estudante, ao lançar responsabilidades maiores. Esse projeto específico de estação terrestre de monitoramento de satélites é um novo nicho de mercado, com várias aplicabilidades”, detalhou.

O que é o satélite NoAA

A série de satélites NOAA é controlada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA) e desenvolvida em cooperação com a Agência Espacial Americana (NASA), integrando, em conjunto com o satélite europeu MetOp, o sistema POES (Polar Operational Environmental Satellite – Satélite Ambiental de Órbita Polar). A história do NOAA iniciou-se em 1960 com os satélites da série TIROS que foram implementados pelo US Defense e pela NASA para atuarem na área de meteorologia.

A série realizou o lançamento de mais de uma dezena de satélites e diversos instrumentos operacionais (sondas e imageadores). O sistema opera com, no mínimo, dois satélites posicionados em órbita quase-polar heliossíncrona a aproximadamente 835 quilômetros de altitude. Atualmente a série possui cinco satélites operacionais: NOAA-15, NOAA-16, NOAA-17, NOAA-18 e NOAA-19.

O sistema atual obtém imagens multiespectrais da superfície terrestre (captadas pelo sensor AVHRR-3) e também adquire dados numéricos coletados por meio de sondas (obtidas pelo sensor ATOVS). Os dados gerados pelos satélites NOAA são utilizados, sobretudo, em modelos climáticos e de previsão do tempo atmosférico. No entanto, servem de material para vários projetos que envolvem o sistema Terra-Oceano-Atmosfera e podem apoiar diversos tipos de monitoramentos, como por exemplo, detecção de focos de queimadas.

Adauto Miyai, do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial, oferecido pela Faculdade do Senai de Dourados, montou um experimento capaz de monitorar o exato momento da passagem do satélite meteorológico norte-americano NOAA-18 (National Oceanic Atmospheric Administration) sobre a região, captando índices pluviométricos e distribuição de temperatura.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-