16.4 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Festival Dourados Paralímpico será lançado nesta terça

- Publicidade -

Festival Dourados Paralímpico será lançado nesta terça

06/08/2018 17h16

Nesta terça-feira (07), a Prefeitura de Dourados lança dois grandes eventos esportivos que movimentarão o setor e a comunidade. A partir das 9h, no auditório da prefeitura, será apresentado o 8° Festival Dourados Paralímpico e o Festival Paralímplico, que ocorre em âmbito nacional. Dourados foi selecionado juntamente com outras 47 cidades do país que sediarão o evento.

A Secretaria Municipal de Educação, a Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e a Secretaria de Assistência Social estruturam as atividades.

O 8° Festival Dourados Paralímpico ocorre nos dias 23 e 24 de agosto no Ginásio Municipal de Esportes ‘Ulysses Guimarães’ e no estádio Douradão. Já o Festival Paralímpico será realizado simultaneamente nas 48 cidades selecionadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, na manhã do dia 22 de setembro. Em Dourados as atividades serão realizadas no clube Indaiá.

A assinatura do termo de cooperação entre os responsáveis e os parceiros de ambas as atividades acontece no lançamento, nesta terça. Na cerimônia haverá apresentação da banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, exposição de materiais esportivos, dinâmicas e apresentação de vídeo sobre o esporte paralímpico.

O diretor-presidente da Funed, Jânio César Amaro destacou que o lançamento marca um importante momento e reforça a atuação da gestão Délia Razuk, de incentivar o esporte no município. “Será um momento para celebrar com a comunidade e os parceiros essas grandes atividades. Esse trabalho reforça o compromisso da prefeitura com as pessoas e com a inclusão”, disse ele.

A coordenadora de Educação Física Escolar da Rede Municipal de Ensino, professora Marisa Araújo, informou que os festivais têm sido divulgados nas escolas municipais e nos Ceim’s e acredita em uma grande adesão. Ela falou da importante parceria das pastas envolvidas e das instituições para que os eventos sejam diferenciais.

“A equipe da Semed está muito satisfeita em participar destes grandes projetos, as parcerias foram fundamentais, as expectativas são grande quanto à participação. Temos o Núcleo de Educação Especial que trabalha a questão pedagógica e a inclusão do aluno com deficiência, essas ações vêm para somar, mostrar às pessoas com algum tipo de deficiência que elas são capazes de superar limites, conscientizar a sociedade sobre a inclusão, a igualdade”, pontuou.

O professor Antônio de Souza Pietramale direciona as atividades esportivas nas ações.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial da programação do 8° Festival Dourados Paralímpico será no dia 23 de agosto, às 14h, no Ginásio Municipal de Esportes, com desfile de delegações. Posteriormente acontecem competições na modalidade basquetebol de trinca em cadeiras de rodas.

No dia 24, às 8h, terá competição de na modalidade atletismo e de bocha adaptada. As ações ocorrerão no Douradão e na Semed. Na mesma data ocorre o encerramento.

O Festival Paralímpico, no dia 22 de setembro, será em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico e contará com jogos de bocha adaptada, atletismo e basquete sobre rodas.

APOIO

No 8° Festival Dourados Paralímpico, realizado pela Semed, Funed e Semas, o apoio é do Fundesporte, Secretaria de Estado de Educação por meio da Coordenadoria Regional e Associação Dourados Paralímpica.

No Festival Paralímpico em nível nacional, a realização é da Semed, Funed e Semas e o apoio é da Anhanguera, Clube Indaiá, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Fundesporte e Secretaria de Estado de Educação por meio da Coordenadoria Regional.

Festivais comemoram o Dia do Atleta Paralímpico; Dourados tem conquistados medalhas nas modalidades

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights