30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Festival Literário Internacional de Dourados começa hoje

- Publicidade -

Evento segue até sábado com atividades que serão realizadas na Escola Municipal Etalívio Penzo no Parque das Nações II e na Unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

09/08/2018 07h31 – DouradosAgora

O Festival Literário Internacional de Dourados (Flid) começa hoje e segue até sábado. O evento que está em sua segunda edição traz este ano o tema: “A Memória, o Povo e a Cultura”.

A ampla programação vai se concentrar em atividades que serão realizadas na Escola Municipal Etalívio Penzo no Parque das Nações II e no Anfiteatro da Unidade I da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Segundo o presidente da Academia Douradense de Letras (ADL), Marcos Coelho, o objetivo do Flid é fortalecer a construção e consolidação de ações continuadas que colaborem com a elaboração do Plano Municipal da Leitura e do Livro em Dourados e com a Literatura em âmbito de integração com os países que compõem o Mercosul.

“As ações literárias e culturais são um verdadeiro exercício de promoção da cidadania e de valores humanos para promover o cidadão no contato com o universo da leitura, das artes, onde a população possa estar mais próxima dos artistas locais, da sua memória e da sua Cultura. A ideia de promover o Pré Flid 2019 justamente é de promover a contação de histórias e o conhecimento dos nossos escritores também, preparando para um evento maior em 2019”, argumenta Marcos.

Hoje e amanhã ocorrem simultaneamente na Escola Etalívio Penzo, nos períodos matutino e vespertino, contação de histórias com Sonia Morel e outras contadoras convidadas, oficinas de Musicalização com o professor Demétrius Souza, Fotografia e Registro Visual com Vinícius Ferraz.

A abertura hoje ás 19h30 na UFGD terá a palestra “José Pereira Lins: o Homem e o Professor”, com o professor Luciano Primo, seguida da apresentação cultural “Identidade Chamamé”, com os músicos Villela e Osmar Medina e a cordelista Aurineide Alencar.

O anfiteatro da UFGD recebe na sexta-feira, das 15h ás 17h, mostra com o escritor Ilson Ozorio, expondo músicas, poesias e causos douradenses. Na sequência, tem Contação de Histórias, com Maria Ramires Arguelo do Paraguai e oficina de Vinícius Ferraz.

No mesmo local, a partir das 19h30, tem explanação sobre harpa paraguaia com Elizeu Cristaldo e atrações musicais com o Coral dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa Andre´s Chamorro e Maria Martiniano de Brito, sob a regência de Rita Matias; violão de Demétrius Souza, acompanhada da cantora Glória Toledo e do músico Carlos Marinho. Logo após tem as palestras “Academia Sul-Mato-Grossense: História e Identidade”, com o professor Emílio Davi Sampaio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e “Perspectiva Feminina na Literatura Sul-Mato-Grossense”, com a professora Débora Pereira Simões da Uems.

A programação encerra sábado, na UFGD, quando a partir das 9h, tem “Roda de Leitura e Diálogo Lítero-Cultural com o “Juventude Sem Caô: Mentes em Evolução”, reunindo Laura Niz dos Reis, Victor Vinícius Lima, Hemily Rodrigues Silva, Jéssica Alves dos Santos, Karen Letícia dos Santos Sanchez, Laís Niz dos Reis, Leandra Vitória Barbosa da Costa, Lucas Oliveira das Chagas e Lucas Gomes Ozório.

A entrada para as atividades previstas e palestras é franca. Quem quiser receber certificação do Flid deve se inscrever pelo site: http://flidourados.blospot.com/p/programacaopreflid-2019.html. A taxa é de R$ 30.
O Flid conta com os apoios culturais da UFGD, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Anhanguera, Secretaria Municipal de Educação, Academia Amambaiense de Letras, Biblio Editora e Maia Educacional.

Festival Literário Internacional de Dourados começa hoje

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-